Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça ouve adolescentes acusados de estupro coletivo no Piauí

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê internação de, no máximo, três anos aos menores

Cidades|Do R7

As quatro meninas foram estupradas e espancadas no interior do PI
As quatro meninas foram estupradas e espancadas no interior do PI As quatro meninas foram estupradas e espancadas no interior do PI

Os quatro adolescentes suspeitos de terem participado do estupro coletivo de quatro meninas na cidade de Castelo do Piauí, no interior do Estado, foram ouvidos pela Justiça na quinta-feira (11), em Teresina. A primeira audiência do caso terminou por volta das 17h, sem registro de tumultos nem protestos.

Segundo o promotor Cesario Cavalcante Neto, responsável por remeter o processo à Justiça, os suspeitos responderão pelos crimes de estupro, homicídio, tentativa de homicídio, corrupção de menores e associação criminosa, com agravantes como feminicídio.

Se somados os delitos, a pena poderia chegar a mais de 20 anos, porém, por serem menores de idade, os garotos só poderão ser recolhidos por, no máximo, três anos, como previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O promotor afirma que a audiência foi para a 2ª Vara da Infância e Juventude da capital por questões de segurança. A Polícia Militar teria informado não ter tido tempo hábil para montar um esquema de segurança.

Publicidade

Foram ouvidos os quatro garotos infratores e os pais deles. Por serem menores de idade, o promotor não pode divulgar o que foi falado na audiência. As famílias das vítimas não participaram do procedimento.

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

Assim que receberam o processo, os advogados dos adolescentes terão um prazo de três dias para fazer a defesa prévia para entregá-la ao juiz do caso. Ainda de acordo com o promotor, será marcada uma nova audiência aonde serão ouvidas as vítimas e as testemunhas de defesa e acusação. A data da audiência ainda não foi marcada.

Os adolescentes estão recolhidos no CEIP (Centro de Educação de Internação Provisória de Teresina). Ao término do processo, eles serão transferidos para o CEM (Centro Educacional Provisória).

Publicidade

Recuperação

Apenas uma das quatro vítimas do estupro coletivo permanece internada no Hospital Nilo Lima, em Castelo do Piauí. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a menina de 17 anos saiu da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), está consciente e não corre mais risco de morte, porém, ela apresenta dificuldades na fala e desorientação. Os médicos vão esperar a vítima melhorar para reavaliar o caso, pois ela perdeu massa encefálica e pode ficar com alguma sequela nos movimentos ou na fala. Ainda não há previsão de alta.

As outras duas adolescentes já receberam alta. A quarta vítima, Danielly Rodrigues Feitosa, não resistiu aos ferimentos e morreu no último domingo (7).

PI: meninas sofreram estupro em 'rodízio' por duas horas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.