Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Laboratório é suspeito de fraudar resultados de câncer em Pelotas (RS)

Nos últimos 4 anos, a UBS Bom Jesus não registrou nenhum caso de alteração no papanicolau. Apenas um em cada 100 exames era realmente analisado

Cidades|Plínio Aguiar, do R7

Exames encaminhados pela UBS Bom Jesus eram analisados por amostragem
Exames encaminhados pela UBS Bom Jesus eram analisados por amostragem Exames encaminhados pela UBS Bom Jesus eram analisados por amostragem

Um laboratório é suspeito de fraudar resultados referentes a pacientes mulheres com suspeita de câncer no colo uterino. Apenas um em cada 100 exames de papanicolau era realmente analisado. A empresa presta serviços para a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

MP-RS vai investigar fraudes em exames de câncer em Pelotas (RS)

Médicos e enfermeiros da UBS Bom Jesus, na cidade gaúcha, que processavam a coleta de exame de papanicloau (citopatológico do colo uterino) notaram que não foi identificado nenhum resultado alterado no período de janeiro de 2014 a junho de 2017. Uma tabela de exames da mesma unidade de saúde mostrou que antes desse período 44 resultados divulgados pelo laboratório apontaram câncer.

As amostras coletadas das pacientes estavam sendo analisadas por amostragem — a cada 100, somente uma era, de fato, analisada. Mesmo pacientes com lesões aparentes recebiam resultados de exames "normais".

Publicidade

Laboratório é acusado de fraudar exame em São Paulo

A estranha situação resultou em um memorando da UBS destinada à Secretaria de Saúde do município. O texto utiliza como exemplo o caso de uma usuária que realizou duas coletas, nos anos de 2015 e 2017, e ambos apresentaram o resultado normal, ou seja, negativo para câncer.

Publicidade

Embora o último tenha dado negativo, a médica encaminhou a paciente para uma avaliação e consulta de ginecologista do Centro de Especialidades, pois diagnosticou uma lesão vegetante no colo uterino. Em seguida, a paciente consultou o médico e fez uma biópsia, cujo resultado foi de carcinoma epidermoide invasor de colo uterino, vulgo câncer de colo de útero.

Na busca por uma solução, a UBS solicitou providências em relação à análise das conclusões dos exames deste laboratório, uma vez que se sentiam “inseguros em relação à veracidade dos resultados”.

Publicidade

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, somente atrás de mama e do colorretal, além de ser a quarta causa de morte entre mulheres no Brasil.

Conheça o tratamento inovador para detectar câncer

Foram registrados 16.370 novos casos de colo de útero em mulheres somente neste ano, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). Para a região sul, estimam-se 2.130 casos novos, para o biênio 2018-2019 — com risco de 14,07 casos a cada 100 mil mulheres.

Memorando da UBS Bom Jesus
Memorando da UBS Bom Jesus Memorando da UBS Bom Jesus

Protesto

Após diversas manifestações nas redes sociais, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pelotas realiza, a partir das 14h, um ato referente aos exames supostamente falsos. Segundo a coordenação do evento, será entregue uma carta com assinaturas futuramente protocolada exigindo justificativa e transparência da Prefeitura.

O outro lado

A secretária da Saúde, Ana Costa, informou que, por medida de precaução, foram solicitados ao referido laboratório os relatórios de monitoramento interno de qualidade, com base no Manual de Gestão de Qualidade para Laboratórios Citopatológicos, feito pelo Inca, em 2012. Segundo a nota, a empresa se comprometeu em entregar os relatórios em 24 horas.

Costa diz que “tem confiança na referida empresa”, uma vez que é credenciada pelo Ministério da Saúde, por ter o alvará de funcionamento (válido até 23 de novembro de 2018) e por entregar os registros de monitoramento interno de qualidade.

O órgão informou que voltará a se manifestar sobre o assunto na próxima terça-feira (17).

A reportagem do R7 tentou entrar em contato com o laboratório, mas a Prefeitura de Pelotas disse que não poderia informar o nome da empresa. A licitação desse contrato também não está disponível do site do órgão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.