Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hepatite B pode ser transmitida por relação sexual desprotegida

Sexo sem preservativo, em geral, remete a gravidez ou ao risco de contrair as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais conhecidas, como sífilis e HIV. Doença silenciosa e que pode levar à morte, a hepatite B também integra essa lista. Somente em 2018, conforme dados do Ministério da Saúde, a doença foi responsável por 13.922 (32,8%) […]

Portal Correio|

Hepatites virais
Hepatites virais Hepatites virais

Sexo sem preservativo, em geral, remete a gravidez ou ao risco de contrair as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais conhecidas, como sífilis e HIV. Doença silenciosa e que pode levar à morte, a hepatite B também integra essa lista. Somente em 2018, conforme dados do Ministério da Saúde, a doença foi responsável por 13.922 (32,8%) dos casos de hepatites notificados no Brasil.

A hepatite é uma doença viral infecciosa, que ataca o fígado e pode ser aguda ou crônica. Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. 

“O mês de julho é o mês de combate às hepatites virais e é chamado de Julho Amarelo. Tem a finalidade de divulgar informações sobre as hepatites virais e também sobre seu tratamento. Nesse contexto, é importante lembrar que os vírus B e C podem causar inflamação e cronificar, ou seja, persistir no organismo”, afirma o hepatologista José Eymard Medeiros, que é gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), instituição vinculada à Rede Ebserh. 

O especialista, que também é médico das doenças do fígado, acrescenta que, ao longo do tempo, tais vírus podem levar a infecções crônicas e inflamações bem como chegar até o quadro de cirrose e suas complicações.

Publicidade

Medeiros informa que a principal forma de prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B é a vacina, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as pessoas não vacinadas, independentemente da idade. De acordo com o Ministério da Saúde, para crianças, a recomendação é que se façam quatro doses da vacina, sendo: ao nascer, aos 2, 4 e 6 meses de idade (vacina pentavalente). Já para a população adulta, via de regra, o esquema completo se dá com aplicação de três doses. 

“Para evitar contrair o vírus da Hepatite B, é necessário uma série de cuidados. Além de ser transmitida pelo sangue, por tesourinha e alicate de unha, o vírus da hepatite B tem uma via de transmissão muito importante que são as relações sexuais desprotegidas”, explica Medeiros. “Daí a importância de, não apenas tomarmos vacina para o vírus da hepatite B, mas também tomarmos cuidado, evitando relação sexual sem proteção. O uso de preservativo protege contra várias doenças, entre as quais a hepatite B”, ressalta. 

Publicidade

Além de usar camisinha em todas as relações sexuais, outras formas de prevenção devem ser observadas, como não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Testagem para hepatite B é gratuita

A hepatite B, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. Por causa disso, muitas vezes a doença é diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados. Tais sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas da doença. 

Tal condição, lembra o hepatologista, dificulta o diagnóstico precoce da infecção e reforça a necessidade de testagem rápida para diagnóstico da hepatite B. “É importante que você, cidadão brasileiro, cidadã brasileira, procurem os centros de testagem autônomos próximo à sua cidade, principalmente se você tem mais de 40 anos de idade, porque você pode não saber e ter uma forma de agressão crônica no seu fígado pelo vírus B e pelo vírus C e que é possível de tratamento e de cura, a depender do caso”, afirma. Os pacientes também podem solicitar espontaneamente a realização do teste rápido nas unidades básicas de saúde. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.