Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Teresina recebe evento de conscientização contra as drogas neste fim de semana

Capital piauiense é a 30ª cidade mais violenta do mundo, segundo relatório de ONG mexicana

Cidades|Do R7

Em junho, evento reuniu mais de 50 mil pessoas no Pará
Em junho, evento reuniu mais de 50 mil pessoas no Pará Em junho, evento reuniu mais de 50 mil pessoas no Pará

Teresina, no Piauí, considerada a trigésima capital mais violenta do mundo, recebe neste domingo (25) o Saiba Dizer Não — evento realizado pelo grupo da Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus, que tem por objetivo conscientizar os adolescentes dos malefícios causados pelo uso das drogas e a refletirem a respeito de temas como violência, preconceito e bullying.

A mensagem será levada por meio de shows, teatro, dança e palestras de especialistas e ex-dependentes, a partir das 18h, no Parque Potycabana, ponto turístico da capital piauiense. O programa, que deve reunir mais de 20 mil pessoas, é sucesso em vários países do mundo, como Brasil, Argentina, Japão, Estados Unidos e Suécia, informou o pastor responsável pela Força Jovem do Estado, Marcos Gerro.

— Esse é o quarto Saiba Dizer Não que realizamos em Teresina. Desde 2014, já levamos a nossa mensagem a mais de 80 mil jovens. É preciso que os jovens saibam que é possível viver feliz sem as drogas, ajudar o próximo sem preconceito e dar uma nova direção à vida.

Para ele, o jovem ao ter novas perspectivas de vida pode contribuir para diminuir a estatística que aponta Teresina como a 30ª cidade mais violenta do mundo, por causa do índice de homicídios registrados – 42,64 por 100 mil habitantes, como destaca o relatório divulgado no começo deste ano pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, uma organização não governamental do México.

Publicidade

No ano passado, quando a cidade estava no ranking como a vigésima mais violenta do mundo, com 49,49 homicídios por 100 mil habitantes, o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, chegou a declarar que o dado havia sido tão alto, porque levou em consideração a violência entre os jovens e a causa da criminalidade seria o uso de drogas.

— Em operações da PM podemos perceber claramente que a maioria é de jovens, e muitos com influência de drogas.

Publicidade

O vendedor Bryan Jefferson, de 29 anos, está há quatro está livre do mundo dos vícios, onde passou 10 anos.

— Eu mudei de vida depois de conhecer o Saiba Dizer Não da Universal. Era imaturo, vivia no mundo do tráfico, até crack usei. Quando a Força Jovem me mostrou que havia algo a mais do que as drogas, resolvi mudar de vida. Tive todo o apoio, encontrei amigos de verdade. Hoje, mostro para as pessoas quanto tempo perdi e que existe uma saída.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.