Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja onde acontecerão os principais protestos no dia da votação do impeachment

Parlamentares se reúnem no Plenário da Câmara a partir das 14h de hoje para votação

Cidades|Do R7

Votação do impeachment acontece às 14h deste domingo (17)
Votação do impeachment acontece às 14h deste domingo (17) Votação do impeachment acontece às 14h deste domingo (17)

A votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Plenário da Câmara foi marcada para as 14h deste domingo (17).

Manifestações a favor e contrárias ao governo já estão marcadas para acontecer em diversas cidades brasileiras - veja a seguir algumas delas.

São Paulo

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a avenida Paulista será palco de protestos de três grupos contrários ao governo: Vem pra Rua, Brasil Livre e Revoltados Online. Os dois primeiros protocolaram o pedido na terça-feira (5) e o último, um dia antes (4).

Publicidade

Na praça da Sé e no Vale do Anhangabaú, regiões centrais da capital paulista, acontecerão os atos contra o impeachment, solicitado pela Frente Brasil Popular — o grupo comunicou secretaria na quinta-feira (7).

No interior do Estado também há previsão de atos. Em Sorocaba, o movimento Vem Pra Rua está convocando os defensores do impeachment para assistir à votação em telão que será instalado no Parque Carlos Alberto de Souza, no bairro Campolim, a partir das 14h. A Polícia Militar terá uma base no local para evitar confrontos. Dependendo da quantidade de pessoas, ruas e avenidas podem ser interditadas.

Publicidade

Jundiaí terá manifestação na avenida 9 de Julho, onde será instalado um telão com o placar do impeachment. Em Campinas, os simpatizantes da saída da presidente se concentram a partir das 14h na avenida Norte Sul, região do Glicério. O Vem Pra Rua vai instalar três telões na avenida, trecho entre o Habib's e o Posto Ipiranga. A manifestação a favor do governo, convocada por movimentos sindicais, começa às 18h, na praça Rui Barbosa, atrás da Catedral, no centro. A Polícia Militar prepara um forte esquema de segurança.

Em Bauru, a convocação é do Movimento Brasil Livre e a concentração será na avenida Getúlio Vargas, a partir das 14h. Marília terá ato na Avenida Sampaio Vidal, centro, no mesmo horário. Em São José do Rio Preto, o Movimento Cidadania Brasil vai instalar um telão no estacionamento do Centro Regional de Eventos e espera mais de dez mil pessoas, a partir das 16h. A Polícia Militar vai mobilizar 370 policiais para garantir a segurança.

Publicidade

Em São José dos Campos, no início da tarde, será instalado um telão no local para transmitir a votação. Haverá atos contra o impeachment em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos. Em Taubaté, o Movimento Brasil Livre fará manifestação às 14h na Praça General Júlio Marcondes Salgado.

Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro convocou representantes de movimentos sociais, da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na última quarta-feira (13) para discutir as formas de mobilização para os atos realizados neste domingo, na orla de Copacabana, na zona sul da capital.

O grupo que é contra o impeachment de Dilma Rousseff vai se manifestar do Posto 3 ao Posto 1 na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, das 9h às 13h. Os manifestantes a favor da queda da presidente irão se reunir a partir das 15h, com término previsto às 19h.

Brasília

A capital do País já está tomada de acampamentos desde o início da semana, principalmente por movimentos pró-governo. Um muro divide o espaço de manifestantes, desde o último fim de semana. Por decisão do GDF (Governo do Distrito Federal), os protestos não poderão avançar pelo gramado do Congresso e nem sobre a praça dos Três Poderes. Apesar dessa decisão, o muro segue até o espelho d’água do prédio do Congresso.

Na Esplanada, os manifestantes pró impeachment ficarão do lado sul. O ponto de concentração será o Museu da República. Eles estão acampados no Parque da Cidade justamente por isso. Os contra impeachment vão ficar do lado Norte. Eles estão acampados no Nilson Nelson e vão se concentrar no estacionamento do Teatro Nacional.

Porto Alegre

O Movimento Brasil Livre, Brasil Melhor e Vem pra Rua escolheram o Parcão para se reunirem e acompanharem ao vivo a votação por um telão de LED, na capital gaúcha. Sem hora para terminar, o evento contará ainda com caminhões de som e shows de música, segundo os organizadores.

Um telão será instalado na Praça da Matriz para acompanhamento da sessão para aqueles que são a favor do governo, ou seja, contrários ao impeachment da presidente Dilma. O evento é organizado pela militância do PT (Partido dos Trabalhadores), integrantes de movimentos sociais e partidos de esquerda.

Leia mais notícias sobre R7 Cidades

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.