Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Até mesmo um centavo errado pode levar declaração para a malha fina

O erro na digitação de valores é um dos motivos mais comuns para averiguação

Economia|Joyce Carla, do R7

Para diminuir as chances de erro, não digite ponto para separar os centavos
Para diminuir as chances de erro, não digite ponto para separar os centavos Para diminuir as chances de erro, não digite ponto para separar os centavos

Os contribuintes devem ficar atentos ao preencher a declaração do IR (Imposto de Renda), já que qualquer informação errada — por menor que seja — pode levar à malha fina. Especialistas explicam que, como o processo inicial de verificação das inconsistências é automático, até mesmo um centavo errado pode ser motivo para averiguação.

De acordo com Ana Cláudia Utumi, sócia responsável pela área tributária de TozziniFreire Advogados, se a declaração tiver um erro muito pequeno, pode ser que a Receita não exija a presença do contribuinte para explicar o problema.

— Mas, em caso de malha fina, a restituição só sairá no último dos lotes.

Além disso, Utumi afirma que, se o sistema selecionar a declaração para a inspeção física feita por um fiscal da Receita Federal, o funcionário deve fazer uma avaliação completa do documento e pode encontrar outras divergências, como aumento patrimonial incompatível ou gastos médicos em excesso.

Publicidade

Para diminuir as chances de erro, não digite ponto para separar os centavos. O programa gerador da declaração considera apenas a vírgula como separador. Quem usar o ponto fará com que o valor fique errado.

Se o contribuinte digitar, por exemplo, 1234.56, será considerado o valor de R$ 123.456,00. Sendo que o correto seria digitar 1234,56.

Publicidade

Corrija os erros

Caso o contribuinte perceba que houve algum erro na declaração, ele deve enviar uma retificadora com o problema corrigido. Para isso, ele vai precisar do extrato da declaração enviada. A Receita afirma, no entanto, que não é possível fazer a retificadora depois que o processo de análise já foi iniciado. Por isso, os erros devem ser corrigidos o quanto antes.

Publicidade

Utumi sugere que os contribuintes peçam ajuda de outra pessoa para conferir as informações digitadas.

— Mesmo que a pessoa não entenda sobre Imposto de Renda, peça a ela que apenas confira se os valores estão corretos.

Malha fina

Se a declaração caiu na malha, mas está correta e o contribuinte tiver toda a documentação que comprove as informações declaradas, ele deverá agendar um atendimento para a entrega da documentação que comprova as informações declaradas ou terá que aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal.

Para saber se houve algum equívoco na declaração, o contribuinte precisa acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) ou ter um certificado digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.