Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bancários exigem que Bradesco mantenha empregos após compra do HSBC

Sindicato dos Bancários de São Paulo afirma que fusão "não pode causar prejuízo à sociedade"

Economia|Do R7

Sindicato informa que HSBC tem mais de 20 mil empregados no País
Sindicato informa que HSBC tem mais de 20 mil empregados no País Sindicato informa que HSBC tem mais de 20 mil empregados no País

O setor bancário se reúne nesta terça-feira (4) com o Bradesco para pedir a manutenção dos empregos e direitos dos trabalhadores após a compra do HSBC ser anunciada pelo banco nesta segunda-feira (3).

Devem participar do encontro o Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Juvandia Moreria, “nenhum processo de venda pode causar prejuízo à sociedade brasileira”.

— Um banco que acumula lucro de R$ 8,8 bilhões no primeiro semestre deste ano tem de ter compromisso com os trabalhadores e os clientes.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

HSBC retoma liderança de ranking de reclamações em junho

Publicidade

Moreira afirma ver com preocupação a transação entre as instituições financeiras.

— Temos mais de 20 mil trabalhadores em todo o País e milhões de clientes. O processo de fusão não pode gerar danos ainda maiores para os consumidores, empresas e trabalhadores.

Publicidade

Compra do HSBC vai aproximar Bradesco do Itaú Unibanco

De acordo com dados de dezembro do sindicato, o número total de empregados do HSBC no Brasil é de mais de 20 mil trabalhadores. Já o número de agências bancárias totaliza 853 em território nacional.

Na avaliação do sindicato, a compra pode ainda agravar o oligopólio o sistema bancário brasileiro. Segundo o grupo, os seis maiores bancos (BB, Itaú-Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) passaram a concentrar, em 2014, 82,5% do ativo total do sistema bancário no País.

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.