Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bill Gates aponta quais as áreas que vão gerar empregos no futuro

Para fundador da Microsoft, tecnologia, ciências e biologia, além de pesquisas em energia são caminhos de sucesso

Economia|Karla Dunder, do R7

Para Bill Gates as pessoas devem direcionar talento ciências
Para Bill Gates as pessoas devem direcionar talento ciências Para Bill Gates as pessoas devem direcionar talento ciências

Em uma entrevista à rede CNBC, um dos fundadores da Microsoft, Bill Gates, ao lado da mulher Melinda Gates, apontou quais são, na opinião dele, as profissões do futuro.

Para o segundo homem mais rico do mundo, quem puder deve direcionar seu talento para a área de tecnologia e programação, ciências e biologia e também para pesquisas no setor de energia terá boas chances de sucesso.

“A área de tecnologia avança rapidamente e não podemos sequer saber quais serão as posições que precisaremos daqui há cinco anos e simplesmente porque elas ainda não foram descobertas”, diz o gerente da Page Personnel, do Page Group Brasil, Renato Trindade. “No Brasil, especificamente, há escassez de profissionais qualificados, sem a formação acadêmica necessária.”

Na visão de Trindade, uma das áreas que tendem a ampliar o número de vagas está ligada à cibersegurança. Com o aumento das compras online e, principalmente, com o avanço das operações em bitcoins, será preciso investir em armazenamento de dados e rastreamento.

Publicidade

“Também estamos vendo o crescimento de pesquisa em inteligência artificial e em internet das coisas. Num futuro próximo teremos carros autônomos e eletrodomésticos que serão controlados via internet, precisamos garantir que sejam seguros, que não sofram ataques de hackers, por exemplo. ”

Para o gerente de gestão da Catho, a tecnologia é uma realidade. “O mercado de programação não viu a crise, é uma área muito aquecida, com uma mobilidade grande de pessoas uma vez que vivemos em uma economia global. ”

Publicidade

A tecnologia, na visão dos consultores, é a base para todas as áreas citadas por Gates. “Há um investimento muito grande em tecnologia para o desenvolvimento de energia limpa. Creio que teremos muitas oportunidades e um crescimento grande deste setor”, diz Testa. “O Brasil tem um potencial enorme para crescer em soluções em energia eólica, solar e a própria cana-de-açúcar. ”

Trindade aposta na união entre a nano tecnologia e a biologia. “A pesquisa avançada permitirá implantes de chips e a genética são usadas para o controle e prevenção de doenças antes mesmo que elas venham se manifestar nas pessoas. ”

Com o envelhecimento da população, as áreas ligadas a saúde e bem-estar devem ampliar o número de vagas de empregos. “Apesar da crise, o ramo farmacêutico tem crescido. Outra vertente que já é uma realidade é o agronegócio, setor que mais cresce no Brasil”, observa Testa. A biotecnologia a serviço do campo e a logística para escoar a produção são áreas promissoras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.