Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil tem crescimento da economia per capita recorde, diz IBGE

PIB per capita de 2022 é o maior da série histórica, iniciada em 1996, mesmo considerando inflação

Economia|Johnny Negreiros, do R7*

R7 fez cálculo com dados do IBGE com base em calculadora do instituto.
R7 fez cálculo com dados do IBGE com base em calculadora do instituto. R7 fez cálculo com dados do IBGE com base em calculadora do instituto.

Em 2022, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita do Brasil chegou a marca de R$ 46.686,86. É o maior valor corrigido pela inflação da série histórica, iniciada em 1996.

O indicador teve crescimento de 2,2% no ano passado, ante 2021. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (2), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Valores corrigidos pela inflação de até janeiro de 2023.
Valores corrigidos pela inflação de até janeiro de 2023. Valores corrigidos pela inflação de até janeiro de 2023.

O R7 corrigiu pela inflação vigente em janeiro de 2023 os valores correntes divulgados pelo IBGE. O cálculo da reportagem foi feito por meio de calculadora do próprio órgão.

O Produto Interno Bruto — a soma de todos bens e serviços finais feitos — mede o tamanho da economia de um país, durante determinado período. Ao longo de 2022, o índice brasileiro totalizou R$ 9,9 trilhões. O crescimento na atividade foi de 2,9%, em relação ao ano retrasado.

Publicidade

Já o PIB per capita é a divisão desse valor pela população de um local. Esse cálculo é feito por especialistas para evitar distorções na análise de nações com muitos habitantes. É o caso de China e Índia, por exemplo.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.