Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Calote do consumidor sobe em 2014 e valor da dívida chega a R$ 1.263

Pesquisa mostra que em 2013, a inadimplência havia registrado queda de 0,3%

Economia|Do R7

Para este ano, a inadimplência do consumidor pode ficar acima da registrada no ano passado
Para este ano, a inadimplência do consumidor pode ficar acima da registrada no ano passado Para este ano, a inadimplência do consumidor pode ficar acima da registrada no ano passado

O calote do consumidor cresceu 2,3% no ano passado na comparação com 2013 (quando o indicador de inadimplência apresentou queda de 0,3%). Os números foram divulgados nesta terça-feira (13) pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

O valor médio das dívidas do consumidor brasileiro registradas em dezembro do ano passado foi de R$ 1.263,30, após ajustes estatísticos.

Segundo a Boa Vista SCPC, a alta na inadimplência ficou dentro do esperado. O crescimento era previsto já que as taxas de juros em alta, a inflação persistentemente próxima do teto da meta e a desaceleração do crescimento da renda do trabalhador (com reajustes salariais menores do que em anos anteriores) poderiam pressionar o bolso do consumidor.

Por outro lado, os critérios mais rigorosos nas concessões, a manutenção do desemprego em baixa e o consumidor mais maduro e consciente dos seus limites no que tange ao uso do crédito, impediram um crescimento maior da inadimplência.

Publicidade

Caso esse cenário não se modifique, a expectativa da Boa Vista SCPC é de que, ao final de 2015, a inadimplência do consumidor esteja ligeiramente acima do patamar de crescimento registrado em 2014, crescendo em torno de 3,0% no ano.

Para a taxa de inadimplência aferida pelo Banco Central através da modalidade de recursos livres destinados às famílias, a expectativa da Boa Vista para 2015 é de 7,2% de inadimplência do total de recursos do sistema.

Publicidade

Regiões

Na análise regional, o resultado acumulado no ano apresentou a seguinte configuração: Sudeste (0,6%), Norte (0,8%), Nordeste (2,4%), Centro-Oeste (6,0%) e Sul (8,3%).

Publicidade

Varejo

Quando considerado apenas o setor de varejo, a inadimplência subiu 1,4% em dezembro/14, quando comparado ao mês anterior, descontados os efeitos sazonais.

Mantida a base de comparação, houve alta em todas as regiões, com exceção da Sudeste que permaneceu estável. A região Sul apresentou a elevação mais significativa (8,5%), seguida do Norte (6,0%); Centro-Oeste (2,0%), enquanto o Nordeste variou (0,3%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.