Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança da indústria cai com previsões mais moderadas, diz CNI

Recuo das expectativas para os próximos meses ocorre após sucessivos avanços do otimismo do setor ao longo deste ano

Economia|

Confiança industrial caiu aos 60,2 pontos
Confiança industrial caiu aos 60,2 pontos Confiança industrial caiu aos 60,2 pontos

O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) caiu 2,6 pontos em outubro na comparação com setembro, ficando em 60,2 pontos. O dado foi apresentado nesta quinta-feira (13) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e é reflexo de uma moderação das expectativas relativas aos próximos seis meses.

O recuo ocorre após sucessivos avanços do otimismo do setor industrial ao longo deste ano. Mas, apesar da queda, destaca a CNI, o dado segue positivo porque está acima da linha de corte de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

O ICEI é composto pelo Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. O indicador que mede as condições atuais recuou 1,5 ponto em outubro, para 56,9 pontos.

"Ao permanecer acima dos 50 pontos, o índice continua apontando melhora das condições atuais da economia brasileira e das empresas frente aos seis meses anteriores. A melhora, porém, é mais moderada que em setembro, especialmente na avaliação dos empresários com relação às suas próprias empresas", destaca a CNI.

Publicidade

Já o Índice de Expectativas teve queda de 3,2 pontos para 61,18 pontos. Apesar de permanecer acima dos 50 pontos, demonstrando expectativas otimistas para os próximos seis meses, "o otimismo se mostra mais moderado" que o registrado em setembro.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 7 de outubro, com 1.459 empresas, sendo 572 de pequeno porte, 535 de médio porte e 352 de grande porte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.