Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contribuinte com imposto a pagar vai pagar juros se parcelar o valor

Para quem tem imposto a restituir, receber no final pode ser mais vantajoso

Economia|Joyce Carla, do R7

A Receita usa a taxa Selic para corrigir os valores da restituição e o dinheiro parcelado pelo contribuinte que tem imposto a pagar
A Receita usa a taxa Selic para corrigir os valores da restituição e o dinheiro parcelado pelo contribuinte que tem imposto a pagar A Receita usa a taxa Selic para corrigir os valores da restituição e o dinheiro parcelado pelo contribuinte que tem imposto a pagar

O dinheiro a pagar ou a receber no IR (Imposto de Renda) sempre tem juros. A Receita Federal utiliza a taxa básica, Selic, tanto para corrigir os valores da restituição como o dinheiro parcelado pelo contribuinte que tem imposto a pagar.

De acordo com Ana Cláudia Utumi, sócia responsável pela área tributária de TozziniFreire Advogados, o contribuinte que optar parcelar o valor a pagar para a Receita sempre terá a incidência de juros.

— A Receita soma a taxa Selic mais 1% referente ao mês de pagamento do valor. Para facilitar, o contribuinte pode programar para débito automático e a própria Receita já faz os cálculos dos juros e debita da conta o valor correto.

Quem prefere pagar na cota única não tem desconto, mas Utumi afirma que o ideal é o contribuinte analisar a vantagem em pagar de uma vez, já que a taxa Selic está alta.

Publicidade

Taxa básica de juros sobe pela 4ª vez seguida e bate maior valor em 6 anos

Por outro lado, quem tem imposto a restituir, pode aproveitar a vantagem da taxa Selic alta para receber o valor nos últimos lotes e ter o reajuste na restituição.

— Em geral, a correção da Selic é mais alta do que outras aplicações e investimentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.