Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contribuintes podem declarar gastos de até R$ 3.375 com educação

É possível citar despesas pessoais e dos dependentes, desde a creche até a pós-graduação

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Especialista alerta para guardar todos os comprovantes dos gastos
Especialista alerta para guardar todos os comprovantes dos gastos Especialista alerta para guardar todos os comprovantes dos gastos

Os contribuintes que tiveram gastos com educação ao longo de 2014 podem deduzir os valores do Imposto de Renda. O montante declarado, no entanto, deve respeitar o limite estabelecido pela Receita Federal, de R$ 3.375,83, que podem incluir gastos pessoais e dos dependentes.

De acordo com a Receita, as deduções podem se enquadrar no pagamento de cinco níveis de ensino: educação infantil (compreendendo creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, educação superior (compreendendo cursos de graduação e pós-graduação) e educação profissional.

O coordenador do curso de ciências econômicas do Centro Universitário Newton Paiva, Leonardo Bastos, alerta que a única burocracia da Receita com os gastos destinados à educação é com a comprovação da real realização dos cursos.

— A restituição [dos gastos com educação] será feita somente mediante a nota fiscal. Os contribuintes devem estar com elas em mãos. [...] Não adianta a pessoa querer colocar lá que está fazendo um curso e não ter a documentação para comprovar.

A Receita informa que também podem ser deduzidos valores gastos com uniforme, transporte, material escolar e didático, com a compra de calculadoras e computadores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.