Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma diz que Brasil deve aproveitar oportunidades criadas por desvalorização do real

Presidente avalia que cenário é positivo para exportações e na substituição de importações

Economia|

Somente neste ano, o dólar saltou quase 50% em relação ao real
Somente neste ano, o dólar saltou quase 50% em relação ao real Somente neste ano, o dólar saltou quase 50% em relação ao real

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (14) que o País deve aproveitar as oportunidades criadas pela desvalorização do real, tanto do lado das exportações como na substituição de importações.

— Se o câmbio se desvalorizou, é hora de nós apostarmos no que já está acontecendo, que é o aumento das nossas exportações.

Dilma discursou durante cerimônia de inauguração do Laboratório de Biotecnologia Agrícola do Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracicaba (SP) e comentou que o cenário atual é diferente do encontrado há alguns anos.

— Essa desvalorização cambial, até porque nosso câmbio estava sem sombra de dúvidas extremamente valorizado, vai implicar numa alteração nas condições de substituição de importação.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Mesmo com dólar a R$ 4, comprar eletrônicos e roupas nos EUA ainda é bom negócio. Compare

Publicidade

O dólar saltou quase 50% em relação ao real neste ano até terça-feira, refletindo a apreensão dos investidores com a crise política e econômica brasileira e a perspectiva de elevação dos juros nos Estados Unidos, que reduziria a atratividade de investimentos em países emergentes.

A balança comercial brasileira reverteu o déficit do ano passado e registra no ano até setembro superávit de quase US$ 3 bilhões. No entanto, a melhora do saldo comercial vem principalmente da queda das importações mais acentuada que das exportações, em meio à fragilidade da economia brasileira.

Publicidade

Dólar caro favorece indústria, mas pressiona inflação

A presidente, que em evento de entrega de moradias mais cedo nesta quarta havia dito que seu governo está "tomando todas as medidas" para o Brasil voltar a crescer, defendeu em Piracicaba união para fazer as mudanças necessárias para a retomada econômica.

— Essa é a hora de nós nos unirmos e buscarmos fazer aquelas mudanças, aquelas alterações, aquelas iniciativas, aquelas obras que vão de fato construir as pontes que nos levarão para outro estágio de desenvolvimento do nosso País. [...] O Brasil sem dúvida é mais robusto, mais resiliente, mais forte agora do que foi em qualquer um dos momentos anteriores.

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.