Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embrapa lança jeans que gasta menos água para a fabricação

Empresa desenvolveu algodão colorido para a produção do denim. Por dispensar tingimento, estima-se que use 87% menos água que o tradicional

Economia|Do R7

Jeans feito com algodão colorido
Jeans feito com algodão colorido Jeans feito com algodão colorido

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vai lançar neste sábado (16), durante a semana de moda Brasil Eco Fashion Week, em São Paulo, um jeans sustentável.

A empresa desenvolveu o algodão BRS Rubi, naturalmente colorido para a confecção do denim. Por não precisar de tingimento, a estimativa é que precise 87% menos água em sua fabricação em relação ao tradicional índigo blue.

O produto, que será o primeiro jeans brasileiro fabricado a partir de algodão colorido, foi idealizado pela empresa paraibana Natural Cotton Color, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Segundo o Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção, onde o tecido foi desenvolvido, para produzir uma calça jeans azul no Brasil são necessários entre quatro mil e 11 mil litros de água em toda a cadeia. Já o algodão colorido, não é irrigado e não necessita de tingimento.

A idealizadora do jeans de algodão colorido busca agora uma marca que queira fazer parceria para a produção do primeiro lote de mil quilos, ou seja, aproximadamente dois mil metros de denim.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.