Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresas apostam em máquinas de cartão sem aluguel e miram microempresários

Mensalidade é queixa frequente dos empresários e pode baratear preços para o consumidor

Economia|Joyce Carla, do R7

Empresas miram os milhões de micronegócios brasileiros para vender serviço de máquina de cartão que não possui mensalidade
Empresas miram os milhões de micronegócios brasileiros para vender serviço de máquina de cartão que não possui mensalidade Empresas miram os milhões de micronegócios brasileiros para vender serviço de máquina de cartão que não possui mensalidade

As MPEs (micro e pequenas empresas), assim como a classe C, são vistas como um grande mercado e uma oportunidade para outras companhias. As empresas que oferecem máquinas de cartão de crédito e de débito que não cobram mensalidade ou taxa de adesão estão de olho nesse segmento.

De acordo com o Sebrae, 99% das empresas do Brasil são micro e pequenas, representam 27% do PIB (Produto Interno Bruto), soma de todas as riquezas produzidas no País, e contratam mais da metade (52%) de todos os trabalhadores com carteira assinada do Brasil.

Se considerarmos apenas os MEI (microempreendedores individuais), há 5 milhões no País.

Aliado a isso, o mercado de cartões apresenta crescimento nos últimos anos apesar da desaceleração da economia. A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) projeta expansão de 12,5% neste ano, movimentando cerca de R$ 1,1 trilhão, resultado da inclusão financeira da população e da substituição de outros meios de pagamento pelos cartões.

Publicidade

Governo estuda mudanças para micro e pequenas empresas

Uma das empresas que percebeu a oportunidade de crescer neste segmento é a Nexxera, especializada em transações financeiras eletrônicas. A companhia lançou dois tipos de máquinas de cartão que aceita diversas bandeiras e que não cobra mensalidade ou taxa de adesão.

Publicidade

Segundo o presidente da Nexxera, Edson Silva, além das máquinas leitoras de cartão, as micro e pequenas empresas têm acesso a um serviço de gestão financeira completa para fazer o gerenciamento das contas a pagar, a receber e da tesouraria.

— Nós já temos mais de 20 anos de experiência em atender grandes empresas. Já estava na hora de olharmos com mais carinho para este mercado [o das pequenas empresas]. Não só as MPEs, mas o ambulante, o marceneiro, a cabeleireira, o taxista e outros autônomos poderão se beneficiar.

Publicidade

Aluguel

O custo da mensalidade pesa no bolso dos empresários, especialmente dos micro e pequenos. De acordo com o superintendente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Marcel Solimeo, as reclamações dos comerciantes em relação a essa cobrança “são constantes e muito antigas”.

— A chegada de novas máquinas aumenta a concorrência e dá ao empresário a alternativa para escolher o que for melhor para ele. Isso também beneficia o consumidor. O aluguel é um custo, e a taxa que se paga é alta. Os [empresários] menores se queixam que pagam taxas maiores do que os grandes.

O serviço da Nexxera já está presente nas maquininhas da empresa de oferta de microcrédito Crediamigo (do Banco do Nordeste). Outros bancos também estão de olho nas MPEs, até porque eles são clientes em potencial para tomar empréstimos e financiamentos.

O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito teve alta de 6,7% na busca empresarial por crédito em março deste ano em relação ao mês imediatamente anterior (fevereiro/15). Na comparação com março do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 18,1%.

A alta da demanda por crédito em março deste ano deveu-se ao comportamento registrado pelas micro e pequenas empresas, as quais demandaram 7,4% mais crédito em relação a fevereiro/15. Já nas médias e grandes empresas, as buscas por crédito no terceiro mês do ano recuaram 4,8% e 6,1%, respectivamente, comparativamente ao mês de fevereiro/15.

O Banco do Brasil, por exemplo, anunciou que vai ampliar o número de agências com atendimento especializado e exclusivo às micro e pequenas empresas. Serão implantadas mais 42 unidades distribuídas em todos os Estados da Federação e Distrito Federal. No ano passado, o BB somou um saldo de operações de mais de R$ 102 bilhões em crédito concedido às MPEs.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.