Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Favelas concentram maior proporção de TV de tela plana

Nas comunidades, 47% das casas têm o aparelho, já em outros bairros, são 35% 

Economia|Joyce Carla, do R7

Mais de 2 milhões de moradores de favelas pretendem comprar uma TV de tela plana nos próximos 12 meses
Mais de 2 milhões de moradores de favelas pretendem comprar uma TV de tela plana nos próximos 12 meses Mais de 2 milhões de moradores de favelas pretendem comprar uma TV de tela plana nos próximos 12 meses

Moradores de favelas em todo o Brasil têm mais acesso à internet e produtos tecnológicos. Um exemplo disso é a maior proporção de TVs de tela plana (Plasma, LCD ou Led) em casas das comunidades (47%) do que em outros bairros das cidades (35%). E 28% das residências possuem TV por assinatura.

Os dados fazem parte de um levantamento do Data Favela — parceria entre o Data Popular e a Cufa (Central Única das Favelas) — divulgado nesta quinta-feira (31).

De acordo com Renato Meirelles, presidente do Data Popular, o aumento na renda ampliou a capacidade de consumo dos moradores das comunidades.

— Agora, esses consumidores pretendem comprar televisões de tela plana, smartphones, tablets, móveis e carros.

Publicidade

A expectativa de compra desses consumidores para os próximos 12 meses é ainda maior. De acordo com a pesquisa, 2,1 milhões de pessoas nas favelas têm intenção de comprar uma TV de tela plana e 3,1 milhões pretendem adquirir ou trocar os móveis de casa.

— No entanto, eles precisam sair das comunidades para comprar esses bens, já que não há tantas lojas com esse foco nas favelas. É um mercado gigantesco e não aproveitável no País.

Publicidade

A pesquisa aponta que 40% dos moradores costumam comprar eletrônicos em um bairro distante da favela e 34%, em um bairro próximo, mas fora da comunidade. Apenas 12% compram dentro da comunidade e 13% deixam de comprar.

Internet

Publicidade

Segundo Meirelles, existe um desejo de interação impressionante nas favelas. Isso é visível pela quantidade de casas com conexão à internet, 50% das moradias. A maioria desses acessos ocorre por meio de banda larga ou por modem 3G.

— Além de buscarem informações sobre o que acontece no mundo, as pessoas, especialmente as mais jovens, usam a internet para expor o seu dia a dia na comunidade.

Além disso, um em cada quatro moradores de favela acessa a internet diariamente. A pesquisa foi feita com 2.000 entrevistados em 63 favelas de todas as regiões do Brasil, e a margem de erro é de 2,24 pontos percentuais para mais ou para menos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.