Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funcionários da Eletrobras ganham direito de não assinar documento

Empresa volta ao serviço presencial nesta segunda e exige uma declaração de trabalhadores que não se sentem seguros

Economia|Do R7

Empregados da Eletrobras conseguem 6ª liminar contra retorno ao trabalho presencial
Empregados da Eletrobras conseguem 6ª liminar contra retorno ao trabalho presencial Empregados da Eletrobras conseguem 6ª liminar contra retorno ao trabalho presencial

Os empregados da Eletrobras conseguiram na Justiça o direito de não assinar um documento imposto pela holding para quem não se sente seguro de voltar ao trabalho presencial, o que está previsto para a próxima segunda-feira (3).

Esta já é a sexta liminar obtida pela categoria contra a volta às instalações da empresa desde o início da pandemia de Covid-19.

Leia também

De acordo com a Advocacia Garcez, que representa os Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia-RJ), o documento imposto pela Eletrobras aos empregados que não se sentem seguros para voltar ao trabalho presencial - seja por terem comorbidades ou conviverem com pessoas com comorbidades -, teria cláusulas onerosas para os empregados.

"O documento é praticamente draconiano, cheio de responsabilidades para o trabalhador e sem garantias por parte da empresa e sem negociação com as autoridades sindicais, o que contraria o acordo coletivo que prevê quando tem alteração de normas tem que ter negociação prévia com a autoridade sindical", explicou ao Broadcast o advogado Diego Bochnie, sócio da Advocacia Garcez.

Segundo Bochnie, a Eletrobras avisou que o empregado que não assinasse o documento teria que voltar ao trabalho no dia 3 de janeiro, por isso, a liminar foi obtida com urgência no plantão da 74ª Vara da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (30).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.