Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guedes: país teve desempenho 'bastante razoável' na pandemia

Para ministro, que falou em audiência na Câmara, 'índices de atividade estão o dobro do esperado e economia formal já voltou'

Economia|Do R7, com Agência Estado

Guedes falou em audiência pública conjunta de 4 comissões da Câmara
Guedes falou em audiência pública conjunta de 4 comissões da Câmara Guedes falou em audiência pública conjunta de 4 comissões da Câmara

O ministro da Economia, Paulo Guedes, argumentou nesta terça-feira (4) que o Brasil teve um desempenho econômico "bastante razoável" na pandemia. "Foi muito aceitável, para não dizer que bem melhor que todos os países avançados. Fizemos um trabalho duro e trabalhamos também na questão da Saúde", afirmou em audiência pública conjunta das comissões de Finanças e Tributação; Educação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Leia também

Guedes citou os dados do mercado de trabalho formal e da arrecadação de tributos para mostrar a velocidade de recuperação da economia.

"Os Índices de atividade estão o dobro do esperado, economia formal já voltou", completou o ministro.

Ele citou o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ouvido nesta terça-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.

Publicidade

"Quando o Mandetta disse que o problema seria através de ventiladores pulmonares, fomos atrás das empresas e fizemos uma economia de guerra. Passamos de 250 ventiladores pulmonares para 1.500 ventiladores por dia", acrescentou o ministro da Economia.

Dívidas

O ministro informou também que os tradicionais programas de refinanciamento de dívidas de empresas serão reformulados em definitivo na reforma tributária.

Publicidade

"Sobre refis, virou uma espécie de oxigênio a empresas. Preferimos fazer outra ferramenta, em vez de ficar anos refinanciando dívida por anos. Então, faz uma transação tributária, paga o que for possível e você está zerado com a Receita Federal. É um desconto no pagamento da dívida e uma modalidade melhor. Na reforma, vamos fazer o passaporte tributário. Regime mais simples, em vez de ficar eternamento prisionários do Refis", explicou.

Sobre os números da arrecadação divulgados nesta segunda-feira (4), que caíram na esfera federal e aumentaram nos estados e municípios, Guedes destacou que a assimetria se dá pela descentralização de recursos. "Nosso princípio foi federalista de repasse de recursos fundo a fundo. Tomamos cuidados para não faltar recurso na ponta", disse.

Guedes informou também que a equipe econômica desenha um programa para incluir os trabalhadores informais, que nas contas do governo são 38 milhões, descobertos em razão da concessão de auxílio emergencial em 2020.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.