Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lançamento de imóveis novos cai e estoque do mercado diminui no País

As vendas tiveram leve alta no trimestre, enquanto os lançamentos tiveram queda

Economia|Do R7

A soma das entregas de maio a julho de 2015 foi de 29.427 unidades, uma queda de 6,6% em relação ao trimestre (abril, maio e junho)
A soma das entregas de maio a julho de 2015 foi de 29.427 unidades, uma queda de 6,6% em relação ao trimestre (abril, maio e junho) A soma das entregas de maio a julho de 2015 foi de 29.427 unidades, uma queda de 6,6% em relação ao trimestre (abril, maio e junho)

O mercado imobiliário no Brasil ainda está com redução na quantidade de lançamentos. Com isso, o estoque de imóveis novos diminuiu nos três meses (maio/junho/julho) em comparação com o trimestre encerrado em junho.

De acordo com os indicadores da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), foram lançadas 13.282 unidades no trimestre encerrado em julho deste ano. O número representa queda de aproximadamente 9% em relação ao segundo trimestre de 2015 e de 17,9% em relação ao mesmo período de 2014.

Enquanto isso, as vendas no trimestre atingiram 25.840 unidades, o que representa pequena alta de 0,6% com relação aos três meses terminados em junho e queda de 16,8% com relação ao trimestre terminado em julho de 2014.

Em termos relativos, as vendas superaram os lançamentos em 95%. Com isso, o indicador de venda sobre oferta chegou a 23,4% das 96.715 unidades disponíveis no mercado para compra – número 0,7 ponto percentual maior que no trimestre encerrado em junho.

Publicidade

Lançamentos de imóveis residenciais na cidade em SP têm pior julho desde 2005

Confira as cidades com o aluguel mais caro e mais barato no País

Publicidade

Nesse ritmo, a oferta de imóveis novos se esgotaria em 12,8 meses. No trimestre encerrado em junho, o tempo era de 13,2 meses.

De acordo com o diretor da Abrainc, Luiz Fernando Moura, “apesar do momento de instabilidade, as vendas mostram consistência, supurando os lançamentos em 95%”.

Publicidade

Em linha com a queda dos lançamentos e aumento das vendas, em julho, a oferta final caiu 2,3% em relação ao mês anterior e 2,4% em relação a julho de 2014. Após a queda observada em julho, a oferta final de novos imóveis atingiu 96.715 unidades.

O economista da Fipe, Bruno Oliva, alguns indicadores, como a redução dos lançamentos em 2015, evidenciam que os players do mercado estão se adaptando à conjuntura econômica desfavorável via ajustes da expansão de novas unidades.

Sabe casa de novela? Não fica nem no chinelo dessas mansões! Veja os imóveis mais caros do mundo

Conseguiu reconhecer? Mansão de seriado americano está à venda por R$ 22,4 milhões

Entregas

A soma das entregas em maio, junho e julho de 2015 foi de 29.427 unidades, patamar praticamente idêntico ao mesmo período de 2014. Com relação ao consolidado dos meses de abril, maio e junho, houve queda de 6,6%.

A taxa de inadimplência potencial entre as empresas associadas, que mede a exposição máxima da carteira das incorporadoras no caso de os clientes atualmente inadimplentes não realizarem mais nenhum pagamento, permaneceu praticamente estável com relação a junho de 2015 — atingindo 9,3% em julho, contra 9,2% no trimestre encerrado em junho. No trimestre fechado em julho de 2014, a taxa de inadimplência foi de 7,7%.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.