Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Materiais de escritório puxam alta de 0,2% nas vendas do varejo em fevereiro, diz IBGE

Segmento avançou 9% em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça (15)

Economia|Do R7

Vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação puxaram alta de 0,2% do varejo em fevereiro
Vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação puxaram alta de 0,2% do varejo em fevereiro Vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação puxaram alta de 0,2% do varejo em fevereiro

As vendas do varejo brasileiro subiram 0,2% em fevereiro em relação a janeiro desde ano, impulsionadas pela comercialização de equipamentos e material de escritório, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (15). 

Esse foi o segundo mês seguido com alta no volume de vendas do setor, cuja receita nominal vem crescendo desde junho de 2012.

Nas séries sem ajuste, as vendas avançaram 8,5% ante fevereiro de 2013, com alta acumulada de 7,4% no bimestre e 5% nos últimos 12 meses. Nesses mesmos indicadores, a receita nominal de vendas registrou variações de 13,9%, 13,3% e 12,3%, respectivamente.

O resultado positivo de fevereiro foi impulsionado pelas vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que avançaram 9%; material de construção, que subiu 2,2%; e combustíveis e lubrificantes, com alta de 1,6%.

Publicidade

No mês, quatro das dez atividades analisadas registraram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal, duas registraram estabilidade e o restante apresentou taxas negativas.

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Na comparação entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2013 (série sem ajuste), das oito atividades do varejo só o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria teve resultado negativo no volume de vendas: -4,2%.

As variações positivas foram, de acordo com sua ordem de importância: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,1%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,2%); Combustíveis e lubrificantes (13,5%) e Móveis e eletrodomésticos (10,5%).

Publicidade

Queda no comércio ampliado

O comércio varejista ampliado, que conta com a participação de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, voltou a registrar quedas de 1,6% em volume de vendas e de 0,8% na receita nominal das vendas em fevereiro em relação a janeiro.

Na comparação com o mesmo mês de 2013, houve alta de 8,4% nas vendas e de 13,3% na receita nominal. Em relação às taxas acumuladas, os aumentos foram de 6,5% no ano e de 3,9% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e de 11,5% e 9,4% para a receita nominal, respectivamente.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.