Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercado financeiro eleva para 13% ao ano projeção para taxa básica de juros ao final de 2022

Nova elevação de 1 ponto percentual da Selic em maio passou prevista pelo mercado após sinalização do Copom

Economia|Do R7

Taxa Selic figura no patamar de 12,75% ao ano
Taxa Selic figura no patamar de 12,75% ao ano Taxa Selic figura no patamar de 12,75% ao ano

Junto com as novas estimativas de uma inflação maior apresentadas nesta segunda-feira (21) pelo BC (Banco Central), os analistas do mercado financeiro elevaram suas apostas para a taxa básica de juros da economia, a Selic, que deve finalizar 2021 no patamar de 13% ao ano, ante projeção anterior de 12,75%. 

Aumentar a taxa de juros funciona como um instrumento de política monetária para reduzir a inflação. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

No curto prazo, a expectativa é que o Copom (Comitê de Política Monetária) eleve a taxa básica de juros novamente em 1 ponto percentual na reunião a ser realizada em maio, o que deve colocar a Selic em 12,75% ao ano.

No encontro da última quarta-feira (16), ao elevar os juros básicos ao patamar de 11,75% ao ano, o BC sinalizou que a nova alta de 1 ponto percentual deve ser motivada pelos possíveis impactos da guerra na Ucrânia na inflação global.

"Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto nas avançadas", destacam os diretores da autoridade monetária.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.