Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Natal deve abrir 374 mil vagas para trabalhadores temporários

Expectativa é que aconteçam 115 mil contratações em dezembro

Economia|Do R7

Funcionários temporários têm direitos trabalhistas
Funcionários temporários têm direitos trabalhistas Funcionários temporários têm direitos trabalhistas

A expectativa para o Natal é que haja contratação de 374 mil trabalhadores temporários entre setembro e dezembro deste ano. O número supera os 355 mil contratados no mesmo período de 2016. Os dados foram divulgados pela Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) nesta terça-feira (19). 

O mês de dezembro é o período que tem maior número de contratações temporárias: expectativa é empregar 115 mil funcionários. O número de contratações esperadas é 5,5% maior do que mesmo período em 2016, ano que registrou 109 mil contratações. 

O estudo da Assertem mostra que das 115 mil vagas reservadas ao último mês do ano, 20% delas — 23 mil — devem ser ocupadas por jovens na situação de primeiro emprego. Além disso, a pesquisa estima que 5% das vagas se tornem efetivas, abrindo a possibilidade de contratação de cerca de 6 mil trabalhores.

O comércio deve concentrar cerca de 55% dos contratos temporários em 2017, o que representa a contratação de 63 mil trabalhadores. Já a indústria deve reter cerca de 36% do total dos contratos, ou seja, 41 mil funcionários temporários. A previsão de contratações para a área de serviços é de 9% — em torno de 10 mil. 

Publicidade

A maior parte dos empregadores do varejo são shoppings, supermercados e comércio de rua. Nas indústrias, o foco ficará para as companhias de bens de consumo, como alimentos, bebidas, brinquedos, vestuário e papel.

Legislação

O trabalho temporário é garantido pela lei 6.019/74, que determina que este tipo de função pode ser exercida dentro de um prazo de 180 dias. Assim como os trabalhadores com carteira assinada, os temporários têm direitos trabalhistas, como férias proporcionais, 13º salário proporcional e proteção previdenciária. Os temporários também precisam assinar contratos e possuir um registro na carteira de trabalho. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.