Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Otimismo do comércio recua ao menor patamar desde abril de 2021

Resultado negativo foi influenciado pela percepção de queda no volume de vendas no momento, indica FGV

Economia|Do R7

Confiança do comércio recuou a 84,9 pontos
Confiança do comércio recuou a 84,9 pontos Confiança do comércio recuou a 84,9 pontos

O Icom (Índice de Confiança do Comércio) cedeu 0,4 ponto em janeiro, ao passar de 85,3 para 84,9 pontos, o menor nível desde os 84,1 pontos apurados em abril de 2021, apontam dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Na comparação trimestral, o indicador recuou 3,1 pontos no período compreendido entre novembro e janeiro. Trata-se da quinta queda consecutiva na base de comparação.

Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), avalia que o resultado negativo foi influenciado pela percepção de queda no volume de vendas no momento. Segundo ele, as perspectivas para os próximos meses estão melhores, mas ainda é cedo para comemorar, considerando o patamar abaixo do nível neutro do índice (100 pontos).

"A inflação elevada, renda média do trabalhador em baixa, confiança dos consumidores em queda e juros em alta parecem ser fatores que pressionaram a confiança do comércio nesse nível mais baixo”, avalia Tobler.

Publicidade

Na abertura de 2021, houve queda em três dos seis principais segmentos do setor. O recuo no mês foi resultado da piora da percepção sobre o momento presente.

Enquanto o ISA-COM (Índice de Situação Atual) caiu 3,5 pontos, chegando a 80,5 pontos, o menor valor desde março de 2021 (75,9 pontos), o IE-COM (Índice de Expectativas) avançou 2,7 pontos, ao passar de 87,3 pontos para 90 pontos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.