Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial cresce 5% em um ano, aponta IBGE

Em fevereiro, setor avançou em 7 dos 14 locais apurados; SP ficou abaixo da média nacional

Economia|Do R7

Produção industrial avançou em metade dos locais pesquisados
Produção industrial avançou em metade dos locais pesquisados Produção industrial avançou em metade dos locais pesquisados

A produção industrial brasileira cresceu 5% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (8).

De acordo com o estudo, o resultado positivo pode ser creditado à maior quantidade de dias do mês neste ano.

— Vale citar a influência do efeito calendário, já que fevereiro deste ano teve dois dias úteis a mais do que igual mês do ano anterior.

Regiões

Publicidade

Em fevereiro deste ano, a atividade da indústria avançou em 7 dos 14 lugares analisados pela pesquisa em relação ao mês de janeiro.

O maior destaque foi a expansão registrada pelo Paraná (18,4%), impactada por bens de capital agrícola e industrial, automóveis e caminhões, livros, cimentos, madeira e refino de petróleo.

Publicidade

Outro avanço expressivo foi observado no Amazonas (4,7%), impactado por televisores, relógios, motos e peças, bebidas, ar-condicionado e outros eletroeletrônicos. Na comparação anual, as variações foram de 17,7% e 15%, respectivamente.

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Em São Paulo, o avanço em fevereiro deste ano ante o mesmo mês de 2013 foi de 0,3%, abaixo da média nacional de 5% e o segundo pior resultado entre todas as regiões — apenas a Bahia teve um crescimento inferior, de 0,1%.

Na mesma comparação, as demais altas foram registradas em Minas Gerais (9,5%), Pernambuco (7,3%), no Ceará (5,9%), Pará (4,1%), na região Nordeste (3,6%), no Rio Grande do Sul (2,9%), em Santa Catarina (1,8%) e no Rio de Janeiro (0,1%).

Houve queda, porém, nos parques industriais de Goiás (-2,6%), impactado por medicamentos; e Espírito Santo (-3,6%), influenciado por minério de ferro, gás natural e petróleo.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.