Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rascunho do Imposto de Renda permite simular deduções e ajuda a evitar atrasos na entrega

Aplicativo do Leão facilita a vida dos contribuintes que querem adiantar a declaração do IR

Economia|Do R7

Dados do rascunho do IR 2015 não servem como declaração oficial
Dados do rascunho do IR 2015 não servem como declaração oficial Dados do rascunho do IR 2015 não servem como declaração oficial

O contribuinte interessado em antecipar a coleta de dados e informações solicitadas na declaração do IRPF 2015 (Imposto de Renda de Pessoa Física) pode fazer um rascunho usando um aplicativo disponível no site da Receita Federal.

Receita libera consulta a lote do IR retido na malha fina

Além de armazenar informações, que depois podem ser transferidas ao formulário definitivo, o rascunho permite a visualização e previsão de algumas deduções e rendimentos do declarante, explica a consultora Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) Andreia Oliveira Silva.

— A intenção do rascunho é conscientizar o contribuinte da obrigação que ele tem com a Receita Federal. Nele é possível visualizar e fazer previsões das deduções e rendimentos.

Publicidade

Leia mais notícias de Economia

As referências salvas no rascunho não constituem uma declaração oficial. Além disso, a especialista da Cenofisco lembra que o rascunho ainda não traz os valores exatos de 2015 porque a Receita Federal ainda não liberou a tabela oficial do imposto de renda. Essa tabela deve ser divulgada até a segunda semana de fevereiro.

Publicidade

Declaração

A declaração do IR deve ser feita pela internet, por meio do Receitanet, programa de transmissão da Receita Federal, acessado via computador, tablets e smartphones. Não é mais possível entregar declarações em disquete ou papel.

Publicidade

O contribuinte que enviar a declaração no início do prazo vai receber a restituição nos primeiros lotes, salvo inconsistências, erros ou omissões no preenchimento da declaração.

Também têm prioridade pessoas com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de portadores de doenças graves, deficientes físicos ou mentais.

Os lotes regulares começam a ser liberados em 15 de junho e terminam em 15 de dezembro de 2015. Após a liberação desses lotes, as restituições serão pagas em lotes residuais para os contribuintes que corrigirem as declarações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.