Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ultraprocessados representam 20% das calorias consumidas no Brasil

Margarina, bolachas salgadas e salgadinhos "de pacote", biscoitos doces e frios e embutidos são os ultraprocessados mais consumidos, diz IBGE

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Consumo de ultraprocessados "deveria ser evitado"
Consumo de ultraprocessados "deveria ser evitado" Consumo de ultraprocessados "deveria ser evitado"

Os alimentos ultraprocessados, fabricados com vários ingredientes envolvendo sal, açúcar, óleos e gorduras, correspondem a cerca de um quinto (19,7%) das calorias consumidas pela população brasileira com dez ou mais anos de idade, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (21), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre os ultraprocessados, a margarina representa 2,8% das calorias totais, seguida por biscoito salgado e salgadinho "de pacote" (2,5%), biscoitos doces (1,7%) e frios e embutidos (1,6%). Também aparecem na lista sobremesas industrializadas (1,4%), refrigerantes (1,3%) e cachorro quente, hambúrgueres e outros sanduíches (1,1%). Os itens "deveriam ser evitados", segundo segundo o guia alimentar para a população brasileira.

Leia mais: Consumo de arroz e feijão cai, mas segue como base alimentar do brasileiro

O biscoito salgado e salgadinho "de pacote" foram mais relevantes na dieta das mulheres, com 2,9% das calorias totais, contra 2,0% para os homens. Elas também lideram no consumo de pães (2,3%) e as bebidas lácteas (1,2%). Para os homens, o refrigerante é o alimento mais relevante (1,5% das calorias totais, contra 1,1% para mulheres).

Publicidade

O levantamento aponta ainda que A maior participação de alimentos ultraprocessados, em relação ao total calórico, foi para adolescentes (26,7%), sendo intermediária entre adultos (19,5%) e menor entre idosos (15,1%).

Leia também

Segundo a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), os brasileiros que relataram consumir pizza e sanduíches, leite e derivados, bebidas com adição de açúcar, e biscoito salgado, apresentaram médias de ingestão de fibras inferiores à média da população.

Publicidade

Já a ingestão média de gordura saturada foi mais elevada do que da média para os indivíduos que revelaram consumir carne bovina, biscoito doce, doces, frios e embutidos, bebidas com adição de açúcar, leite e derivados, e pizza e sanduíches.

A pesquisa destaca que a maioria das calorias consumidas são provenientes de alimentos in natura ou minimamente processados (53,4%), seguidos por de ingredientes culinários processados (15,6%) pelos alimentos processados (11,3%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.