Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja como o seu cabelo pode ajudar ou atrapalhar as chances de emprego

Profissional deve encontrar empresa que tenha um perfil parecido com o seu

Economia|Joyce Carla, do R7

A boa aparência é valorizada e soma pontos ao profissional
A boa aparência é valorizada e soma pontos ao profissional A boa aparência é valorizada e soma pontos ao profissional

Bom dia! Quem está procurando emprego, em geral, fica nervoso com o que vestir para a entrevista. Além da roupa, o cabelo também pode ajudar — ou prejudicar — os candidatos a uma nova vaga de trabalho.

A boa aparência sozinha não compensa a falta de conhecimentos e competências no mercado de trabalho, mas apresentar-se, vestir-se e portar-se de acordo com a cultura da empresa ou do mercado conta pontos para o profissional durante no dia a dia do trabalho.

A consultora de carreira e imagem Waleska Farias afirma que “antes de qualquer palavra, as pessoas já estão formando uma impressão a seu respeito”.

— Há estudiosos comprovando que, em menos de 3 segundos, uma pessoa forma uma imagem a seu respeito. O cabelo é a moldura do rosto. Ele influencia nessa imagem. Já tive um caso de uma supervisora de loja que não foi contratada por causa do cabelo.

Publicidade

Está cansado do seu trabalho? Saiba se está na hora de uma mudança

Primeira impressão

Publicidade

A responsável pela área comercial da Agência Mercadata G&R, Kátia Regina Bezerra, também afirma que o recrutador está focado na parte técnica, comportamental e na aparência, porque “o corte de cabelo demonstra o modo de pensar e o estilo de vida do candidato”.

O desempenho na entrevista é o fator que tem o maior impacto para a contratação de um funcionário, de acordo com uma pesquisa da Catho, site de empregos. A boa aparência é valorizada e soma pontos ao profissional, no entanto não é o fator determinante em uma entrevista de emprego.

Publicidade

Segundo a Catho, a falta de cuidados com a higiene e a utilização de vestimenta inadequada ao ambiente de trabalho são os principais problemas em relação aos cuidados com a aparência. Além disso, determinados cuidados pessoais e de higiene podem afetar a saúde do profissional.

Estilo

A sócia-diretora da Consultoria Tegon, Luciana Tegon, afirma que o corte de cabelo pode interferir na hora de conseguir um emprego, e o candidato deve levar em conta se a empresa para a qual ele está se candidatando é tradicional.

De acordo com a gerente do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho), Flávia Colognese Mentone, o corte de cabelo pode influenciar a depender do estilo da empresa. As mais conservadoras, como bancos, têm perfis mais formais, e um cabelo de cor muito diferente, como azul, pode atrapalhar.

— Já as empresas mais abertas, como as de comunicação e de internet, costumam não ter problemas com o corte de cabelo dos candidatos. Assim como tatuagens.

O ideal, segundo Flávia, é o candidato procurar empresas com perfil parecido com o seu. Do contrário, “a pessoa pode até passar na entrevista, mas depois fica insatisfeita porque terá que se adequar”.

Se você não sabe o perfil da empresa em que vai fazer uma entrevista, aposte no mais clássico e formal. Quem tem o cabelo mais rebelde, pode prendê-lo para não ficar com um ar de bagunçado.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.