Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Venda de consórcio aumenta 7,1% de janeiro a agosto, diz Abac

Modalidade de Serviços, que inclui viagens e plástica, cresce 90%

Economia|Juca Guimarães, do R7

Cotas de consórcios de serviços são as mais vendidas
Cotas de consórcios de serviços são as mais vendidas Cotas de consórcios de serviços são as mais vendidas

Entre janeiro e agosto, as vendas de consórcio no Brasil chegaram a 1,520 milhão de contratos, com alta de 7,1% sobre os 1,419 milhão de novas cotas registradas no mesmo período em 2016, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (17) pela Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

A modalidade com a maior alta foi a de consórcio para serviços, que inclui cirúrgias plásticas, viagens, festas e reformas na casa. Em 2016, a modalidade chegou a 10,5 mil de contratos novos entre janeiro e agosto. Agora, o balanço aponta um acumulado de 19,95 mil nos primeiros oito meses do ano, alta de 90% em relação ao mesmo período de 2016.

Quatro outras modalidades de consórcio tiveram alta e uma teve queda: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis (36,7%), imóveis (17,9%), veículos leves (14,3%) e veículos pesados (12%). O setor de motocicletas e motonetas registrou retração de - 5,3%.

“Em razão da gradual recuperação sentida em vários setores da economia, o Sistema de Consórcios tem denotado saldo positivo há 16 meses, o que, além de ser fator de reativação dos negócios nos diversos elos da cadeia produtiva, comprova o quanto os consumidores que desejam adquirir bens ou contratar serviços têm optado pela modalidade, economizando e gerenciando com responsabilidade suas finanças”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.