Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vendas do comércio crescem 2% em novembro, diz IBGE

Varejo conseguiu registrar taxa positiva após sequência de quatro quedas consecutivas

Economia|Do R7

Segmento de supermercados ajudou a puxar resultado para cima
Segmento de supermercados ajudou a puxar resultado para cima Segmento de supermercados ajudou a puxar resultado para cima

As vendas do comércio varejista registraram crescimento de 2% em novembro de 2016 na comparação com o mês imediatamente anterior. O índice positivo interrompeu a sequência de quatro valores negativos anteriores.

A alta registrada em novembro foi essencial para compensar parte da perda acumulada entre os meses de julho a outubro de 2016. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O comércio varejista ampliado registrou um índice positivo, com taxa de 0,6%. Este tipo de comércio inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. 

Os principais motivos que contribuiram para o crescimento da taxa de novembro foram o avanço das vendas em cinco das oito atividades pesquisadas.

Publicidade

São elas: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; artigos farmaceuticos, médicos, ortopéticos e de perfumaria; materiais de escritório, informatica e comunicação e outros produtos de uso pessoal e doméstico. 

O IBGE informou que as vendas demonstraram queda de 3,5% em comparação com o mês de novembro de 2015. Alguns dos produtos que representam o motivo para o recuo foram os móveis e eletrodomésticos (-7,4%), combustíveis e lubrificantes (-8,1%) e tecidos, vestuário e calçados (-9,6%), por exemplo. 

Leia mais notícias sobre Economia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.