Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

História do Brasil no século 20 deve ser tema da segunda fase da Fuvest 2015 

Educação|Do R7

Independência do Brasil e família real brasileira são temas que podem cair na prova
Independência do Brasil e família real brasileira são temas que podem cair na prova Independência do Brasil e família real brasileira são temas que podem cair na prova

O professor de história do Sistema COC de Ensino Lucas Rosa destaca que é hora dos aprovados na primeira fase da Fuvest retomarem os estudos e dedicarem-se à segunda etapa do vestibular.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Nessa parte da seleção, alguns temas são recorrentes.

— É comum encontrarmos fatos que marcaram a história nacional ao longo do século XIX até as primeiras décadas da República brasileira.

Publicidade

Conteúdos, como a chegada da família real ao Brasil, a independência, a lei de terras de 1850, a abolição do trabalho compulsório, a ascensão da economia cafeeira, a Proclamação da República e o período republicano café com leite, são comumente abordados.

Ele também disse que é válido lembrar que, nessa fase, as questões exigem competências mais complexas, como, por exemplo, estabelecer relação entre fatos, interpretar e produzir gêneros textuais variados (charges, músicas, documentos históricos etc.).

— É muito provável ser cobrado do vestibulando uma relação entre fatos históricos e um determinado momento ou ocorrência do período citado ou ainda acontecimentos da atualidade. Possivelmente, o processo eleitoral de 2014 poderá ser abordado dentro dessa perspectiva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.