Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Memorização: estudante recita 10 mil dígitos e se torna recordista mundial

Maike Anthony dos Santos entrou para o 'Guinness World Records' ao recitar, em duas horas e 20 minutos, 10.122 casas decimais do número de Euler

Educação|Alex Gonçalves, do R7*

Maike Anthony dos Santos Silva, 17, também conquistou medalha de ouro na Obmep
Maike Anthony dos Santos Silva, 17, também conquistou medalha de ouro na Obmep Maike Anthony dos Santos Silva, 17, também conquistou medalha de ouro na Obmep

O estudante Maike Anthony dos Santos Silva, 17, é o novo recordista mundial de memorização. Ele entrou para o Guinness World Records (Livro dos Recordes) ao recitar, em duas horas e 20 minutos, 10.122 casas decimais do número de Euler, uma constante matemática com infinitas casas decimais. 

Segundo o aluno de eletrotécnica do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), o interesse pela memorização surgiu enquanto ele se preparava para a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), na qual conquistou uma medalha de ouro no ano passado.

Leia também

Natural de Belo Horizonte (MG), atualmente o jovem mora em Betim. Apaixonado por matemática, ele começou a ler livros sobre cálculo mental. “No meio disso, descobri as técnicas de memorização e me interessei”, conta. “Comecei a memorizar várias coisas para praticar, como 3.141 dígitos do PI, todos os países e suas capitais e a tabela periódica.”

Foi nesse período que o mineiro descobriu o Guinness Book. “Na época, o recorde era de 4.500 casas decimais. Como parecia desafiador, decidi praticar para quebrar o recorde”, explica. Segundo o jovem, ele memorizou 1.008 dígitos por dia, durante nove dias. E 1.050 dígitos, após o primeiro período. Em seguida, dividiu os dias entre estudos e recitação. “Costumava gravar a minha voz falando todos os algarismos e ouvia o áudio para correção”, relata.

Publicidade
Todo o processo de exercícios para a memorização ocorreu em quase um ano
Todo o processo de exercícios para a memorização ocorreu em quase um ano Todo o processo de exercícios para a memorização ocorreu em quase um ano

Todo o processo de exercícios para a memorização ocorreu em quase um ano e foi realizado no campus Nova Suíça, do Cefet-MG. “Eu me sinto muito feliz em conquistar o recorde. Isso mostra que o meu esforço valeu a pena. Houve muitos momentos em que pensei que não conseguiria, mas ver que deu tudo certo no final causa um sentimento de satisfação e alívio muito grande”, comemora.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.