Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Minicurso de física é oferecido para estudantes do ensino médio

'Aventuras em Física Teórica' será realizado pela Unesp. As inscrições devem ser feitas pela internet e as aulas começam no dia 7 de março

Educação|Da Agência Fapesp

Estudantes podem fazer curso de física na Unesp
Estudantes podem fazer curso de física na Unesp Estudantes podem fazer curso de física na Unesp

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promove, em 2020, a quinta edição do programa Aventuras em Física Teórica. Ao longo do ano, estudantes de ensino médio serão recebidos para aulas especiais sobre física teórica, ministradas pelos professores do centro de pesquisa.

Na atual edição, os minicursos abordarão introdução à mecânica quântica, relatividade, física das mudanças climáticas, cosmologia, física de partículas, termodinâmica e teoria ondulatória.

São oferecidos oito módulos, de março a novembro de 2020. Além de aulas teóricas, cada módulo conta com exercícios e situações-problema. Questões são apresentadas aos alunos, que devem propor soluções a partir dos conceitos abordados no curso.

Também são propostas atividades experimentais e módulos complementares, incluindo noções básicas de geometria analítica e cálculo, além de aulas de acompanhamento.

Publicidade

A aula inaugural do programa, no dia 7 de março, será ministrada pelo professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) Pedro Vieira.

Para participar, os estudantes passam por uma seleção. É possível se inscrever para um ou mais módulos, indicando aqueles de maior interesse. As inscrições devem ser feitas pelo site do ICTP-SAIFR.

Publicidade

Todas as atividades são gratuitas e ocorrem sempre aos sábados no IFT-Unesp, na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no IFT.

Mais informações pelo site.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.