Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unicamp e UFScar aplicam o vestibular Indígena neste domingo (27)

Provas ocorrem em quatro estados: São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas; estão inscritos 2.805 candidatos

Educação|Do R7

Participante deverá levar documento de identidade, caneta de cor preta, lápis preto e borracha
Participante deverá levar documento de identidade, caneta de cor preta, lápis preto e borracha Participante deverá levar documento de identidade, caneta de cor preta, lápis preto e borracha

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em conjunto com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), no interior do estado de São Paulo, aplicam neste domingo (27) a prova do vestibular Indigena 2022.

A prova ocorre de forma presencial em seis cidades do país: Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM). A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da universidade, e a UFSCar oferece até duas vagas, em 65 diferentes opções de cursos. Estão inscritos 2.805 candidatos, de diferentes etnias e regiões do Brasil.

Leia também

Todos os candidatos deverão seguir os protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades sanitárias, como ir de máscara e levar máscaras extras para trocar no decorrer da prova, caso necessário, além de levar a própria água e álcool em gel, para a realização do exame. A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), responsável pela aplicação do vestibular, orienta os candidatos a chegarem com antecedência nos locais, pois o acesso será permitido somente até as 13 horas.

O participante deverá levar documento de identidade original, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. É proibido a utilização de aparelhos celulares e eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana ou lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova.

Publicidade

Além disso, os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova.

Prova

A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma redação, da seguinte maneira: linguagens e códigos (14 questões); ciências da natureza (12 questões); matemática (12 questões); ciências humanas (12 questões).

Publicidade

O resultado da primeira chamada e a matrícula deve ser no dia 18 de abril, na página eletrônica. A matrícula dos convocados nesta chamada deverá ser realizada de maneira online, das 9 horas do dia 19 de abril até as 17 horas do dia 26 de abril, pela internet. A segunda chamada será divulgada no dia 2 de maio. Estão previstas até cinco chamadas.

Locais de Prova

- Campinas (SP): Faculdade de Engenharia Elétrica - Campus Unicamp.

Publicidade

- Dourados (MS): Escola Estadual Abigail Borralho.

- Manaus (AM): Unip Manaus.

- Recife (PE): CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos Valdemar de Oliveira).

- São Gabriel da Cachoeira (AM): Colégio São Gabriel e Escola Estadual Irmã Inês Penha.

- Tabatinga (AM): Escola Estadual Marechal Rondon e Universidade do Estado do Amazonas.

Cronograma

- 27 de março às 13h (horário local) - Provas presenciais (Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM).

- 18 de abril às 18h - Divulgação resultado da 1ª chamada.

- De 19 a 26 de abril - Matrícula online.

- 2 de maio - divulgação 2ª chamada.

- 16 de maio - divulgação 3ª chamada.

- 23 de maio - divulgação 4ª chamada.

- 30 de maio - divulgação 5ª chamada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.