Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPMI da Petrobras aprova requerimento para ouvir contadora de Alberto Youssef

Parlamentares não garantem, no entanto, que depoimento será antes das eleições

Eleições 2014|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Meire Poza falou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
Meire Poza falou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados Meire Poza falou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Antes de encerrar a sessão desta quarta-feira (17) com o silêncio do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, a CPMI da Petrobras aprovou requerimento para ouvir Meire Poza, ex-contadora do doleiro Alberto Youssef. Ela é considerada uma peça-chave para as investigações sobre o suposto esquema de lavagem de dinheiro dentro da Petrobas, descoberto pela PF (Polícia Federal) na Operação Lava-Jato.

Meire prestou depoimento no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados em agosto, durante processo de perda de mandato do deputado Andé Vargas (sem partido-PR).

No entanto, não há data para o depoimento dela na CPMI e as expectativas de que alguma oitiva seja realizada antes das eleições são pequenas. O esforço da comissão agora está concentrado em conseguir as informações sigilosas prestada por Paulo Roberto Costa em delação premiada.

Leia mais notícias de Eleições

Publicidade

Para isso, o presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai se reunir na próxima terça-feira (23) com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, e com o relator da delação premiada na Corte, ministro Teori Zavascki. O objetivo é conseguir ter acesso aos depoimentos de Costa.

Vital do Rêgo está otimista no compartilhamento dos dados, mas afirma que é possível avançar mesmo sem o acesso aos documentos.

Publicidade

— Certamente teremos resultados que possam dar à essa CPI a documentação tão necessária. Mas, é possível o avanço porque os parlamentares estão, com as suas assessorias, estão trabalhando em cima dos dados, de centenas de documentos e milhares de sigilos que foram quebrados e estão à disposição das assessorias parlamentares.

Novos depoimentos

Publicidade

Para as próximas semanas estão marcadas apenas reuniões administrativas da CPMI, mas vários requerimentos de novas convocações foram apresentados. O PPS quer ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o SD quer depoimentos do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do ex-ministros José Dirceu.

Além disso, o presidente da comissão cogita a possibilidade de convocar o doleiro Alberto Youssef e o relator da CPMI, deputado Marco Maia (PT-RS), não descarta convocar novamente o ex-diretor da Petrobras.

— Eu não descarto que Paulo Roberto Costa, em outro momento, depois que nós tivermos as informações da delação premiada, retorne à esta CPMI para tratar sobre os temas da delação premiada. Neste momento, o acordo que ele firmou pode ter impedido ele de ser mais explícito.

Pelo prazo regimental, a CPMI deveria ser encerrada em dezembro. No entanto, o presidente vai pedir a prorrogação da comissão e estender os trabalhos até janeiro. Marco Maia afirmou que o tempo é suficiente para que ele apresente um “bom relatório”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.