Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lindberg e outros candidatos são acusados de abuso de poder

Eles podem ficar inelegíveis por até 8 anos e ter o registro de candidatura cassado

Eleições 2014|Do R7

Lindberg Farias (PT) pode ficar inelegível por até oito anos
Lindberg Farias (PT) pode ficar inelegível por até oito anos Lindberg Farias (PT) pode ficar inelegível por até oito anos

A PRE-RJ (Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro) propôs ação de investigação judicial eleitoral contra o candidato a governador do Rio Lindberg Farias (PT) por conta da realização da Caravana da Cidadania.

O candidato a vice-governador Roberto Rocco (PV), os candidatos a deputado federal Jorge Bittar (PT), Edson Santos (PT) e André Taffarel (PT) e os candidatos a deputado estadual Gilberto Palmares (PT) e Carlinhos Presidente (SDD) também respondem à ação.

Tanto Lindberg quanto os outros candidatos são acusados de abuso de poder político e econômico por visitarem municípios para verem quais são as necessidades da população local.

Leia mais notícias de Eleições

Publicidade

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), isso era usado como “pretexto” pois a ação mostra “caráter eleitoreiro”. Os eventos aconteciam em espaços públicos na época em que ainda não era permitida a campanha eleitoral.

O procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger afirmou que “as promessas feitas especificamente aos eleitores mais carentes visam cooptar votos”.

Publicidade

Por representarem alto custo, eventos como esse, segundo o procurador, caracterizam abuso de poder econômico. Já o abuso de poder político poderia ser observado pelo fato de os eventos serem realizados em órgãos estatais, como no caso das Câmaras Municipais.

Os candidatos podem ficar inelegíveis por até 8 anos e ter o registro de candidatura cassado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.