Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ampla base aliada permite a Dilma subir em quatro palanques no Rio

Presidente tem a opção de se dividir entre apoios na tentativa de se reeleger em outubro

Rio de Janeiro|Do R7

Dilma esteve em Restaurante Cidadão, no Rio, no fim de agosto
Dilma esteve em Restaurante Cidadão, no Rio, no fim de agosto Dilma esteve em Restaurante Cidadão, no Rio, no fim de agosto

A presidente Dilma Rousseff conta com um amplo apoio no Rio de Janeiro na tentativa de enfrentar o crescimento da ex-senadora Marina Silva (PSB) nas pequisas de intenção de voto.

E, pelos número da última pesquisa Ibope, divulgada no dia 27 de agosto, a situação da corrida eleitoral no Rio de Janeiro tem favorecido a presidente. Segundo o Ibope, Dilma tem 38% da intenções de voto no Rio, seguida por Marina, com 30%, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com apenas 11%.

Dos sete candidatos ao governo fluminense, a presidente tem o suporte dos representantes de PT, PMDB, PRB e PR. Resta saber qual deles irá contar com mais apoio da presidente em seu palanque nestas Eleições.

O senador Lindberg Farias, candidato do próprio PT, seria a escolha mais natural para usufruiur do palanque da presidente em suas viagens ao Estado. O petista de 44 anos, que foi líder do movimento dos Caras-Pintadas, conta com o apoio do PCdoB, além de PSB e PV, que concorrem com a presidente no plano nacional.

Publicidade

O próprio PV divulgou nota sobre o apoio, na qual diz que será reeditada "a histórica campanha de 1986 que uniu PT e PV para apoiar Fernando Gabeira ao governo estadual". Contudo, o lançamento da candidatura de Lindberg determinou a quebra da aliança histórica entre PT e PMDB no Estado.

A quebra dessa parceria política acabou dando espaço para o lançamento da candidatura do sucessor de Sérgio Cabral no governo, o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Apesar da trincheira aberta dentro do Estado, o partido continua sendo o principal apoio a Dilma na Presidência, contando, inclusive, com o cargo de vice, pertencente a Michel Temer.

Publicidade

Conheça todos os candidatos à Presidência da República

Leia mais sobre Eleições 2014

Publicidade

O senador Marcelo Crivella, ex-ministro da Pesca e Aquicultura, também possui bom tráfego com a presidente. No Estado, seu partido, o PRB, lançou uma chapa única aos cargos majoritários. No plano nacional, os republicanos também apoiam a reeleição de Dilma.

Ainda dentro de sua base aliada, está o deputado federal e ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR), que almoçou em um Resturante Cidadão com a presidente no fim de agosto. Todos os partidos de sua coligação (Aliança Republicana e Trabalhista) fazem parte da base do governo: PR, PT do B e PROS. O candidato também tende a usar a imagem e proximidade com a presidente para tentar se eleger no Rio.

Uma das alas do PR chegou a entoar o "volta Lula!", mas os militantes "revoltosos" acabaram sendo suprimidos pela corrente majoritária do partido, que apoiou a atual condição petista no campo nacional.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Mais sobre eleições no Rio de Janeiro: TRE faz operação contra propaganda eleitoral irregular no Rio Janeiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.