Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sensus: Aécio tem 54,6% dos votos válidos e Dilma, 45,4%

Diferença entre candidatos caiu de 17 para nove pontos percentuais em duas semanas 

Eleições 2014|Do R7, com Agência Estado

Em uma semana, diferença entre candidatos caiu 3,8 pontos
Em uma semana, diferença entre candidatos caiu 3,8 pontos Em uma semana, diferença entre candidatos caiu 3,8 pontos

Pesquisa IstoÉ/Sensus divulgada nesta sexta-feira (24) mostra o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, nove pontos à frente da adversária Dilma Rousseff (PT). O tucano aparece com 54,6% das intenções de votos válidos, contra 45,4% de Dilma.

O levantamento também mostra que, a dois dias da eleição, 11,9% do eleitorado ainda não sabe em quem votar. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%.

Na última pesquisa IstoÉ/Sensus, divulgada na sexta-feira (17), a diferença entre os candidatos era de 12,8 pontos percentuais. Aécio aparecia com 49,7% dos votos totais, contra 38,4% de Dilma. Votos brancos, nulos e indecisos somavam 12%. Em votos válidos, o tucano somava 56,4% contra 43,6% da presidente, uma diferença de 12,8 pontos percentuais.

Rejeição

Publicidade

O instituto Sensus mediu também a rejeição dos candidatos e aponta que 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam de forma alguma em Dilma, enquanto 33,7% disseram o mesmo de Aécio.

O Sensus entrevistou 2 mil eleitores de 136 municípios em 24 Estados entre os dias 21 e 24 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01166/2014.

Publicidade

Questionamentos

Após questionamentos de Dilma Rousseff, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) obrigou o instituto a divulgar informações sobre a coleta de dados de sua pesquisa anterior, que mostrava Aécio com 17 pontos a mais do que a petista.

Publicidade

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do TSE, determinou que o Sensus dê à candidata do PT à reeleição e à coligação Com a Força do Povo o acesso a informações sobre a coleta de dados da pesquisa divulgada no fim de semana.

De acordo com o TSE, a coligação e Dilma solicitaram “acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa de opinião”.

Não foi determinado um prazo para o fornecimento dessas informações. Na decisão, Carvalho Neto determina que a Sensus permita o acesso aos dados solicitados, preservando, no entanto, a identidade dos entrevistados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.