Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alerta de tsunami é cancelado após terremoto de magnitude 6,9 no Japão

Órgão desativou o alerta amarelo (para ondas de entre 20 centímetros e 1 metro)

Internacional|Do R7

A Agência Meteorológica do Japão desativou nesta terça-feira (17) o alerta de tsunami para a Prefeitura de Iwate duas horas depois que um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter atingiu o nordeste do país asiático.

O órgão desativou o alerta amarelo (para ondas de entre 20 centímetros e 1 metro) às 10h20 locais (23h20 de Brasília da segunda-feira).

Apenas os portos de Kuji e Miyako registraram ondulações de 20 e 10 centímetros, respectivamente, enquanto o da cidade de Kamaishi registrou uma ondulação ainda mais leve.

As autoridades japonesas também não informaram sobre qualquer dano.

Publicidade

A agência japonesa emitiu o alerta depois que um terremoto de magnitude 6,9 graus foi registrado às 8h06 locais (21h06 de Brasília da segunda-feira) com seu epicentro no mar a 210 quilômetros da costa de Iwate e seu hipocentro a cerca de 10 quilômetros de profundidade.

O terremoto também não causou danos de consideração na infraestrutura do país e em nenhuma das usinas nucleares da região.

Publicidade

O Japão está localizado sobre o chamado 'Círculo de Fogo do Pacífico', uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso a infraestrutura do país foi especialmente desenvolvida para suportar os tremores.

Mesmo assim, no dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 na escala Richter gerou um tsunami devastador que deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos, além de ter provocado na usina nuclear de Fukushima o pior acidente nuclear desde Chernobyl, na antiga União Soviética, em 1986.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.