Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após acordo, equipe de negociação é recebida com honras no retorno ao Irã

População saiu às ruas para celebrar o acordo histórico

Internacional|

Mulheres iranianas saíram para comemorar o acordo
Mulheres iranianas saíram para comemorar o acordo Mulheres iranianas saíram para comemorar o acordo

A equipe de negociação do Irã que conseguiu firmar um acordo histórico com os países do Grupo 5+1 sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica chegou nesta quarta-feira (15) a Teerã, onde foi recebida com honras, após uma noite na qual os iranianos foram festejar o pacto nas ruas.

Segundo a agência oficial Irna, o grupo liderado pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, retornou a Teerã depois de ter passado 18 dias consecutivos em Viena participando da maratona de negociações.

Antes do retorno, os negociadores fizeram uma parada na cidade santa de Mashhad para visitar o mausoléu do imã Reza, um dos centros de peregrinação religiosa mais importantes para os xiitas.

Brasil expressa "grande satisfação" pelo acordo nuclear com o Irã

Publicidade

Irã e potências mundiais assinam acordo histórico sobre programa nuclear

Enquanto Zarif e seus acompanhantes voltavam a Teerã, milhares de pessoas saíram às ruas da capital iraniana para festejar o acordo. 

Publicidade

Os iranianos esperaram até a noite, quando se encerra o jejum do mês sagrado do Ramadã, para percorrer as principais avenidas da capital e celebrar o pacto que colocou um fim em mais de 13 anos de conflito entre o país e a comunidade internacional.

Iraniana segura um cartaz agradecendo o ministro das relações exteriores do país
Iraniana segura um cartaz agradecendo o ministro das relações exteriores do país Iraniana segura um cartaz agradecendo o ministro das relações exteriores do país

As ruas de Teerã ficaram completamente engarrafadas enquanto a polícia se limitava a observar periodicamente determinadas vias para evitar que as pessoas não se concentrassem em qualquer local. Para muitos iranianos, o pacto traz esperanças para que a própria situação política do país também melhore.

Publicidade

Irã retornará ao mercado de petróleo com capacidade máxima, diz autoridade

O próprio Zarif ressaltou, logo depois de assinar o documento final, que o acordo deve ser visto como "o princípio de uma relação mais profunda do Irã com o mundo".

"Não é um teto, mas um sólido alicerce. Agora devemos construir sobre isso", escreveu o chanceler em sua conta no Twitter. 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.