Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após acusar curdos de atentado em Ancara, Turquia bombardeia posições no norte da Síria

Trata-se da mais forte ofensiva contra essas áreas desde o início dos ataques turcos

Internacional|Da Agência Brasil

Governo turco acusou os curdos de ataque terrorista em Ancara, mas o grupo YPG nega
Governo turco acusou os curdos de ataque terrorista em Ancara, mas o grupo YPG nega Governo turco acusou os curdos de ataque terrorista em Ancara, mas o grupo YPG nega

A Turquia bombardeou na noite dessa quinta-feira (18) zonas controladas pelos curdos no norte da província de Aleppo, no Norte da Síria, informou o OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos).

De acordo com a organização não governamental, é a mais forte ofensiva da Turquia contra essas áreas desde que começou a atacar as posições curdas há dias.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, disse à agência France Presse que os ataques aéreos visaram ao reduto curdo de Afrin, e não apenas as zonas controladas recentemente pelas Forças Democráticas Sírias, uma coligação árabe-curda dominada pelo YPG (Unidades de Proteção do Povo — o braço armado do Partido da União Democrática, principal formação política dos curdos da Síria).

O ataque vem na sequência da acusação do primeiro-ministro turco de que o YPG teria sido responsável pelo atentado terrorista que matou mais de 20 pessoas em Ancara na quarta-feira (17) — o grupo curdo nega a responsabilidade, e afirma que os turcos estão usando o ataque como justificativa para bombardear as posições da minoria curda no norte da Síria — onde a etnia instituiu um governo independente há cerca de quatro anos.

Publicidade

Apoiadas pelos foguetes aéreos russos, as Forças Democráticas Sírias assumiram o controle de diversas localidades que estavam nas mãos dos rebeldes no norte da província de Aleppo, próximo da fronteira turca.

Governo da Turquia teria censurado informações sobre explosão em Istambul para a mídia

Publicidade

Segundo jornal, 9 das 10 vítimas de explosão em Istambul eram alemães

Os avanços das forças alarmam a Turquia, que faz bombardeios desde sábado (13).

Publicidade

Ancara lançou ataques pela primeira vez, nessa quinta-feira, contra Afrin, área ocidental curda, onde dois civis morreram e 28 ficaram feridos, segundo Abdel Rahmane.

A província de Aleppo está atualmente controlada por diversos grupos a partir da fronteira turca: os rebeldes estão ao norte, confrontados com os curdos mais ao sul. Estão também presentes as forças pró-regime que controlam a maioria do sul da província, enquanto o grupo jihadista Estado Islâmico controla os setores a leste.

Segundo o OSDH, os novos combatentes pertencem a um mosaico de grupos rebeldes e islamitas, entre elas a Faylaq Al Cham (Legião do Levante).

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.