Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ataque a mesquitas abala a segura e tolerante Nova Zelândia

País da Oceania é conhecido por seus níveis baixos de violência armada e por sua reputação de segurança e tolerância

Internacional|

Sobreviventes desolados em frente mesquita atacada por terrorista na Nova Zelândia
Sobreviventes desolados em frente mesquita atacada por terrorista na Nova Zelândia Sobreviventes desolados em frente mesquita atacada por terrorista na Nova Zelândia

Um massacre a tiros em duas mesquitas da Nova Zelândia durante as orações desta sexta-feira (15) horrorizou os moradores da nação do sul do Pacífico, conhecida por seus níveis baixos de violência armada e por sua reputação de segurança e tolerância.

Foram mortas 49 pessoas e mais de 20 ficaram gravemente feridas nos ataques em Christchurch, disse o comissário da polícia neozelandesa, Mike Bush.

Ataque terrorista

Imagens de vídeo amplamente divulgadas em redes sociais, aparentemente gravadas por um atirador e publicadas ao vivo na internet durante o ataque, mostraram o agressor dirigindo até uma mesquita, entrando e atirando aleatoriamente nas pessoas em seu interior.

Publicidade

"Está claro que isso agora só pode ser descrito como um ataque terrorista", disse a primeira-ministra, Jacinda Ardern, acrescentando ser um dos dias mais sombrios da Nova Zelândia.

Leia também

"Muitos daqueles que teriam sido afetados por este ataque a tiros podem ser imigrantes para a Nova Zelândia. Eles podem até ser refugiados aqui. Eles decidiram fazer da Nova Zelândia seu lar, e ela é o seu lar".

Publicidade

Site 'channer' publicou manifesto

O site de debates 8chan, conhecido por uma gama ampla de conteúdos, inclusive discursos de ódio, publicou uma postagem anônima que a conectava à transmissão ao vivo do atirador em uma das duas mesquitas e a um "manifesto" criticando a imigração.

Publicidade

O manifesto disse que inicialmente a Nova Zelândia não havia sido escolhida para o ataque, mas que foi identificada como um "alvo rico de um ambiente como qualquer outro no Ocidente".

Um ataque na Nova Zelândia mostraria "que nenhum lugar do mundo é seguro, que os invasores estão em todas as nossas terras, nas áreas mais remotas do mundo e que não há mais para onde ir que seja seguro e livre da imigração em massa", disse o manifesto.

A Reuters não conseguiu confirmar a autenticidade do manifesto.

Paul Buchanan, ex-analista de inteligência e de políticas de defesa hoje na consultoria 36th Parallel Assessments, disse que a ameaça de grupos neonazistas da Nova Zelândia é bem conhecida.

"Christchurch tem uma comunidade de supremacistas brancos muito ativa, uma comunidade que atacou refugiados e pessoas de cor em diversas ocasiões ao longo dos últimos 20 anos", disse ele à Rádio Nova Zelândia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.