Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atentado em mercado no nordeste da Nigéria deixa pelo menos 12 mortos

Testemunha conta que retirou os corpos do local da explosão com a ajuda de amigos

Internacional|

Pelo menos 12 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas em um atentado a bomba realizado em um mercado de gado de Maiduguri, capital do estado nigeriano de Borno, uma região na qual terroristas atacaram quase diariamente durante a última semana, informaram à Agência Efe várias testemunhas.

O ataque aconteceu no sábado (6) em Kasuwan-Shanu, um dos maiores mercados de gado bovino e ovino do nordeste do país.

Um dos vendedores, Adamu Ibrahim, contou à Efe que quando estava recolhendo suas coisas para ir embora escutou uma forte explosão no outro extremo do mercado e de repente "as pessoas começaram a correr".

"Primeiro eu também saí correndo, mas depois voltei para ajudar a resgatar meus outros companheiros atingidos pela explosão. Tiramos mais de 12 corpos", explicou Ibrahim. Além disso, segundo seu relato, "outras muitas pessoas jaziam sobre o solo cobertas de sangue".

Publicidade

Por sua parte, a polícia ainda não se pronunciou sobre este atentado e não proporcionou nenhum número de vítimas.

Embora não tenha havido reivindicação do ataque, a autoria foi atribuída ao grupo terrorista Boko Haram, que intensificou sua atividade no nordeste da Nigéria desde que Muhammadu Buhari foi investido presidente no último dia 29 maio e prometeu aumentar o cerco contra os militantes da milícia islamita.

Publicidade

Nos últimos dias, Maiduguri foi alvo de vários ataques, o último deles na quarta-feira (3), quando pelo menos oito pessoas morreram depois que uma bomba explodiu em uma movimentada área comercial.

Na terça-feira (2) outra explosão deixou dezenas de mortos em outro movimentado mercado, enquanto no sábado (5) pelo menos 26 pessoas morreram depois que um terrorista se imolou em uma mesquita da cidade.

Publicidade

Buhari anunciou há poucos dias que transferirá o quartel-general da ofensiva contra o Boko Haram da capital do país, Abuja, para Maiduguri para coordenar melhor a resposta contra o grupo islamita.

Desde o último dia 14 de fevereiro uma força multinacional liderada pela Nigéria e pelo Chade expulsou os insurgentes de Boko Haram de mais de 60 localidades em uma tentativa de acabar com a campanha de terror do grupo no nordeste do país, que desde 2009 deixou milhares de mortos e quase dois milhões de deslocados. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.