Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autoridades tentam determinar causas de acidente aéreo em San Francisco

Caixas-pretas devem ser analisadas ainda neste domingo

Internacional|

O Boeing jaz perto da pista, semidestruído, com a cauda separada do resto da fuselagem por cerca de cem metros
O Boeing jaz perto da pista, semidestruído, com a cauda separada do resto da fuselagem por cerca de cem metros O Boeing jaz perto da pista, semidestruído, com a cauda separada do resto da fuselagem por cerca de cem metros (Josh Edelson/AFP)

As autoridades americanas investigam as causas do acidente com o Boeing 777 da companhia sul-coreana Asiana Airlines, que se incendiou parcialmente ao se acidentar durante o pouso no sábado (6) em San Francisco com mais de 300 pessoas a bordo, deixando um saldo de dois mortos e 182 feridos.

A chefe da Agência Americana de Segurança no Transporte (NTSB), Deborah Hersman, disse que as caixas-pretas foram recuperadas e que serão analisadas neste domingo (7).

Os especialistas da NTSB "recuperaram as caixas-pretas e as enviaram ao nosso laboratório em Washington", afirmou à rede ABC Hersman, acrescentando que espera que "os dados sejam utilizáveis. Vamos analisá-los hoje".

Duas adolescentes chinesas morreram na queda do Boeing 777 em San Francisco

Publicidade

Asiana Airlines descarta negligência em acidente com voo 214

Passageiros do voo 214 podem ter se jogado na água com medo de explosão

Publicidade

Ela indicou ainda que a NTSB "espera interrogar o piloto nos próximos dias" e que "a investigação está no início", razão pela qual é muito cedo para fazer pronunciamentos sobre as causas do acidente. "Temos muito trabalho pela frente".

Um agente da polícia federal americana (FBI), David Johnson, disse que até o momento não há nenhum elemento que permita indicar que o acidente tenha sido produto de um ato terrorista.

Publicidade

A Autoridade Federal de Aviação (FAA) americana confirmou que o avião se acidentou ao tocar a terra. Testemunhas afirmam que a cauda da aeronave se chocou contra a pista na hora do pouso.

O sobrevivente Elliott Stone disse à CNN que, ao se aproximar do solo, o "avião pareceu acelerar, como se o piloto soubesse que havia pouco espaço".

Momentos antes do acidente, passageiros perceberam que aeronave estava voando muito baixo

"E depois a parte de trás se choca e voa pelos ares e as cabeças de todos se batem contra o teto" do avião, acrescentou.

O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul, que enviou uma equipe de quatro pessoas para examinar os destroços da fuselagem, também informou que a cauda do avião tocou a pista no momento do pouso.

O Boeing jaz perto da pista, semidestruído, com a cauda separada do resto da fuselagem por cerca de cem metros.

"Desculpas sinceras"

O titular da Asiana Airlines, Yoon Young-Doo, informou em uma coletiva de imprensa que o Boeing 777 foi comprado "em março de 2006... e até onde sabemos não tinha problemas de motor ou mecânicos".

Relatou que não houve um pedido de emergência antes do pouso e que "nossos pilotos cumprem rigidamente as normas da aviação".

Com um tom pesaroso, pediu que, "por favor, aceitem minhas desculpas sinceras" e disse que as duas pessoas que perderam a vida no acidente são de nacionalidade chinesa.

Segundo o Ministério dos Transportes sul-coreano, os falecidos são duas jovens mulheres nascidas em 1996 e 1997.

"Incrível" 

"Isto foi incrível, e temos muita sorte de ter tantos sobreviventes", afirmou o prefeito de San Francisco, Ed Lee. "Mas ainda assim há muitos feridos em estado grave", lamentou.

Dale Carnes, vice-chefe do Corpo de Bombeiros, disse que dos 291 passageiros e 16 tripulantes da aeronave, 182 ficaram feridos — 49 deles em estado delicado — e 123 estão sãos e salvos.

Entre os passageiros do voo 214 da Asiana, que saiu de Xangai e fez escala em Seul antes de partir rumo a San Francisco, estavam 77 coreanos, 141 chineses, 61 americanos e um japonês a bordo.

Familiares ansiosos dos passageiros se reuniram nos escritórios da companhia aérea em Seul para obter detalhes do acidente e informação sobre as vítimas.

Sheryl Sandberg, alta-executiva do Facebook, pegaria o avião depois acidentado com sua família e três colegas, mas trocou o voo por um da United Airlines e chegou a San Francisco 20 minutos antes do acidente.

"Um momento importante para agradecer", escreveu em sua página do Facebook.

"Estou bem" 

"Nós o vimos tocar o solo, a cauda se quebrou quase imediatamente tocando o que parecia ser o extremo da pista", relatou à CNN Jennifer Sorgen.

Um passageiro postou no Twitter uma foto que mostra pessoas saindo do avião, aparentemente sãs e salvas. Também aparecia um tobogã de salvamento instalado na parte dianteira da aeronave.

"Acabo de realizar um pouso de emergência em SFO. Cauda perdida. Parece que todos estão bem. Eu estou bem", escreveu David Eun em sua conta na rede social.

"O nariz do avião estava mais elevado que o normal para uma aeronave em fase de aterrissagem", relatou à ABC News Stepehn Dear, uma testemunha do acidente. "Foi se aproximando cada vez mais e vi como a cauda tocava o solo", acrescentou.

Outra passageira, Chun Ki-Wan, declarou à rede de televisão YTN de Seul por telefone que "a maioria dos passageiros saiu do avião bem, seguindo as instruções da tripulação".

"Vi alguns ensanguentados, que eram levados ao hospital de ambulância. Tudo parecia normal antes do pouso", acrescentou.

As condições meteorológicas não parecem ter tido influência no acidente, já que o tempo estava bom no sábado em San Francisco.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.