Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombas matam ao menos 27 em estação de ônibus e mercado na Nigéria

Internacional|

Por Isaac Abrak e Lanre Ola

ABUJA/MAIDUGURI, Nigéria (Reuters) - Duas explosões de bombas em uma estação de ônibus e um mercado no norte da Nigéria mataram pelo menos 27 pessoas e feriram cerca de 60 nesta segunda-feira, disseram autoridades.

Nenhum grupo reivindicou imediatamente a responsabilidade pelos ataques. Insurgentes do Boko Haram têm atacado civis com bombas, especialmente no nordeste, onde tentam criar um Estado islâmico.

O primeiro ataque, na cidade de Gombe, envolveu duas explosões, que ocorreram uma logo depois da outra.

Publicidade

"A segunda explosão foi pior do que a primeira, porque muitas pessoas correram para o local e foram atingidas. Muitos foram mortos e muitos ficaram feridos", afirmou a testemunha Mohammed Fawu à Reuters por telefone.

Uma autoridade da Agência Nacional de Gestão de Emergência (Nema), que não quis ser identificada, disse que 20 pessoas foram mortas e que 40 feridos estavam sendo tratados. Colocar uma bomba seguida da outra é uma tática clássica de guerrilha que pretende causar várias vítimas.

Publicidade

A explosão foi causada por bombas, mas ainda não se sabe se um homem-bomba estava envolvido.

"Eu vi quando os corpos foram retirados pela polícia. Todos morreram nos ônibus", disse Hadiza Suleiman, uma estudante de graduação, acrescentando que havia visto 20 corpos.

Publicidade

Horas depois, uma explosão sacudiu um mercado na cidade nigeriana de Bauchi, no norte, matando pelo menos sete pessoas e deixando o local em chamas. O porta-voz da polícia de Bauchi, Haruna Mohammed, disse que 19 pessoas também ficaram feridas.

A violência no nordeste da Nigéria está matando civis diariamente, cerca de 10.340 este ano, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores.

(Reportagem adicional de Tife Owolabi, em Yenagoa)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.