Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cães são usados para identificar viajantes com covid na Finlândia

Pesquisadora afirma que animais treinados são capazes de detectar infecção pelo novo coronavírus até cinco dias antes de surgirem sintomas

Internacional|Do R7, com Reuters

De 10 a 15 cães farejadores serão usados no projeto
De 10 a 15 cães farejadores serão usados no projeto De 10 a 15 cães farejadores serão usados no projeto

Cães treinados para detectar o novo coronavírus começaram a farejar amostras de passageiros no aeroporto de Helsinque-Vantaa, na Finlândia, nesta semana, em um projeto-piloto em execução junto com testes usuais. 

A eficiência dos cães não foi comprovada em estudos científicos comparativos, de modo que os passageiros que se voluntariam para fazer o teste e sejam suspeitos de serem portadores do vírus são instruídos a também fazer uma coleta para confirmar o resultado.

Uma equipe de 15 cães a 10 instrutores está sendo treinada por voluntários para o trabalho na Finlândia. A iniciativa é patrocinada por uma clínica veterinária particular.

Leia também: Europa tem mais restrições e medo de novos confinamentos

Publicidade

Entre eles está Kossi, um cão de resgate espanhol, que foi treinado como cão farejador na Finlândia e que já trabalhou antes na detecção de câncer.

Anna Hielm-Bjorkman, que é professora adjunta da Universidade de Helsinque e especializada em pesquisa clínica para animais de companhia, disse que sua pesquisa mostrou que os cães podem encontrar a doença cinco dias antes de os pacientes apresentarem quaisquer sintomas clínicos.

Publicidade
Gaze é colocada em latas e levada até o cão
Gaze é colocada em latas e levada até o cão Gaze é colocada em latas e levada até o cão

No teste canino, um passageiro passa uma gaze no pescoço e o coloca em uma lata que é levada a outra sala para o cão cheirar e entregar o resultado de imediato.

Há alguns meses, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos iniciaram testes semelhantes no Aeroporto Internacional de Dubai usando cães policiais.

O vice-prefeito de Vantaa, Timo Aronkyto, disse que no futuro será possível que os cães passem entre os passageiros da mesma forma que os cães da alfândega.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.