Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Chernobyl americana': governador de Ohio aconselha moradores a não beber água

Mike DeWine pediu à população que desse preferência a líquidos engarrafados após o descarrilamento em East Palestine

Internacional|

Testes estão sendo realizados com água da cidade de East Palestine
Testes estão sendo realizados com água da cidade de East Palestine Testes estão sendo realizados com água da cidade de East Palestine

O governador do estado de Ohio, Mike DeWine, aconselhou, nesta quarta-feira (15), os moradores que vivem perto do lugar onde um trem com gás tóxico descarrilou a beber água engarrafada, enquanto as autoridades investigam as possíveis consequências ambientais do acidente, registrado no início deste mês.

O descarrilamento do trem de carga na cidade de East Palestine, no nordeste de Estados Unidos, provocou um incêndio generalizado e a liberação de fumaça tóxica no ar, inclusive de cloreto de vinila, um gás incolor usado como arma química na Primeira Guerra Mundial e considerado cancerígeno pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

DeWine declarou à emissora CNN que, embora a qualidade do ar em East Palestine fosse "segura", era melhor que os moradores não bebessem a água, por precaução.

"Ontem, recebemos uma análise da água na localidade e, no primeiro poço em que testamos, a água estava boa", disse. No entanto, ele pediu aos moradores que usassem "água engarrafada" para evitar qualquer risco.

Publicidade

Mais resultados de análises da água são esperados no decorrer desta quarta.

O trem Norfolk Southern, com aproximadamente 150 vagões, acidentou-se quando transportava carga de Madison, Illinois, para Conway, Pensilvânia, em 3 de fevereiro.

Publicidade

O acidente resultou no descarrilamento de 38 vagões. Depois disso, "houve um incêndio que danificou outros 12", informou a Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) em um comunicado divulgado na última terça-feira (14).

Leia também

Das composições que saíram dos trilhos, 11 transportavam materiais perigosos, entre eles cloreto de vinila, acrilato de butila e outros produtos químicos, indicou a NTSB.

Os moradores da área tiveram que evacuar a área e permaneceram vários dias fora de casa, pelo risco de novos vazamentos de gás.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.