Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas utilizam “clonagem terapêutica” para combater doenças mitocondriais

Internacional|

Por Julie Steenhuysen

CHICAGO (Reuters) - Pesquisadores norte-americanos utilizaram uma controversa técnica de clonagem para fazer novas, mais saudáveis e perfeitamente combináveis células-tronco a partir da pele de pacientes com doenças mitocondriais, em um primeiro passo em direção ao tratamento para estas condições incuráveis e que podem até matar. 

Um estudo sobre a técnica, publicado na revista científica Nature, mostrou o mais recente avanço no uso de transferência nuclear de células somáticas, a fim de fazer células-tronco específicas para pacientes que poderiam ser utilizadas para tratar doenças genéticas. 

“Este trabalho permite a geração de um ilimitado - e livre de mutação - fornecimento de células substitutas para pacientes com doenças mitocondriais”, disse Robert Lanza, chefe-científico da Advanced Cell Technology, que não esteve envolvido na pesquisa.

Publicidade

Transferência nuclear é tipicamente o primeiro passo na clonagem reprodutiva - utilizando células adultas para fazer uma cópia genética de um indivíduo.

Desde que a técnica foi primeiramente utilizada, em 1996, para criar a ovelha clonada Dolly, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu os países a proibissem por motivos éticos e morais. 

Publicidade

Em 2013, Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, foi o primeiro a ter sucesso na utilização do método para fazer células-tronco embrionárias humanas a partir de células cutâneas de pacientes. Essas células são valiosas por serem “pluripotentes”, o que significa que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula no corpo.

No mais recente estudo, Mitalipov e colegas utilizaram o método para fazer células substitutas para pacientes com mutações em genes mitocondriais, que são cruciais para produzir energia nas células.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.