Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuba liberta norte-americano Gross após cinco anos de prisão

Washington deverá anunciar medidas para modificar a relação diplomática com a ilha

Internacional|Ansa

O norte-americano Alan Gross, 65 anos, estava preso há cinco anos em Cuba
O norte-americano Alan Gross, 65 anos, estava preso há cinco anos em Cuba O norte-americano Alan Gross, 65 anos, estava preso há cinco anos em Cuba

O norte-americano Alan Gross, 65 anos, teria sido libertado da prisão em que estava em Cuba, informam as emissoras de TV norte-americanas nesta quarta-feira (17).

Gross estava detido há cinco anos por "ações contra a independência e a integridade territorial do Estado" e por "espionagem" e teria que ficar preso por 15 anos.

Segundo a ABC News, a saída do prisioneiro "é um marco humanitário que será anunciado por Obama em breve, após mais de um ano de conversas secretas nos mais altos níveis dos dois governos".

Governo britânico quer "aumentar e fortalecer" as relações bilaterais com Cuba

Publicidade

A medida também representa "um primeiro passo" para normalizar as relações políticas e econômicas entre Cuba e Estados Unidos.

A Casa Branca anunciou que o presidente, BaracK Obama, fará um pronunciamento oficial às 15h (horário de Brasília). No dia 10 de dezembro, Obama reconheceu — pela primeira vez — que o governo estava negociando para trazer Gross de volta para os EUA.

Publicidade

O norte-americano de 65 anos foi preso em 3 de dezembro de 2009 na capital cubana e foi julgado em 2011.

Pessoas que visitaram Gross recentemente disseram à emissora local ABC que seu estado de saúde está se deteriorando, que ele sofre de diabetes, já perdeu quase todos os dentes e está cego de um olho.

Secretário de Estado americano da Guerra Fria, Henry Kissinger, considerou invadir Cuba em 1976

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.