Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Denis Mukwege e Nadia Murad ganham Nobel da Paz em 2018

Vencedores fazem trabalho para acabar com a violência sexual como arma de guerra e conflitos armados

Internacional|Giuliana Saringer, do R7

Ambos lutam pelo fim da violência sexual
Ambos lutam pelo fim da violência sexual Ambos lutam pelo fim da violência sexual

Denis Mukwege e Nadia Murad ganharam o Prêmio Nobel da Paz 2018 pelo trabalho que fazem para combater a violência sexual como arma de guerra e conflitos armados. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (5). 

O médico Denis Mukwege dedicou a maior parte de sua vida adulta para combater este tipo de crime no Congo, na África. Este ano, Mukwege atuou fortemente condenando a impunidade para o estupro e criticando o governo congolês e outros países por não se dedicarem o suficiente para acabar com a violência sexual. 

A ativista Nadia Murad é uma das vítimas de violência sexual, que usa sua experiência traumática para ajudar outras mulheres que passaram por isso e impedir que o crime se espalhe. Murad é uma das cerca de 3.000 mulheres yazidi vítimas de estupros e abusos do exército do Estado Islâmico.

Depois de conseguir escapar das autoridades, Murad começou a falar sobre sua vivência. Em 2013, foi indicada como embaixadora para a Dignidade de Sobreviventes de Tráfico Humano, da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Assista ao anúncio do prêmio Nobel da Paz 2018:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.